Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Emulador NEXUS S API 23 sem funcionar

Escolhi o emulador NEXUS S API 23 mas ele não funiona. O que posso fazer?

6 respostas

Olá Jefferson,

O que acontece quando você tenta executar o emulador? Alguma mensagem de erro é exibida? Você já tentou criar algum emulador diferente?

Desculpe-me, mas acredito que deixei de instalar algum componente importante, no caso o intel HAXM. A mensagem exibida é:

Cannot launch AVD in emulator. Output: emulator: WARNING: Crash service did not start emulator: ERROR: x86_64 emulation currently requires hardware acceleration! Please ensure Intel HAXM is properly installed and usable. CPU acceleration status: HAXM is not installed on this machine

Olá Jefferson,

Geralmente o Android Studio consegue fazer a instalação do HAXM automaticamente. No seu caso pode ter acontecido algum problema de incompatibilidade com a máquina. Nesse caso, você precisa tentar instalar o HAXM manualmente e verificar se a sua máquina tem ou não suporte a esse tipo de aceleração. O processo varia muito de máquina para máquina mas você pode seguir o guia oficial do HAXM para tentar a instalação:

https://software.intel.com/en-us/android/articles/installation-instructions-for-intel-hardware-accelerated-execution-manager-windows

Prezado instrutor,

Desculpe a insistência, passei um longo tempo tentando resolver sozinho mas realmente não consegui fazê-lo funcionar. Segui os passos do guia oficial, inclusive verifiquei alguns videos na rede, ativei o intel x86 Emulator Accelerator (HAXM instaler) rev 6.0.6 no Android SDK (Extras) ele inclusive aparece como instalado, porém eu não consigo localizar o arquivo na unidade onde foi salvo para fazer a instalação naquele local. Segui os passos, tentei pesquisar na unidade e nada... Não localizo no diretorio a pasta AppData/Local...

solução!

Olá Jefferson,

O HAXM fica dentro da pasta onde está instalado o Android SDK. Para descobrir onde ele está instalado na sua máquina, abra o Android Studio e acesse o menu File -> Settings. Agora, na janela que foi aberta você verá um campo de texto Android SDK Location com o caminho para o SDK do Android na sua máquina.

Acesse essa pasta e dentro dela vá na pasta /extras/intel/Hardware_Accelerated_Execution_Manager/. Aí você deverá encontrar o executável da instalação do HAXM. Tente executá-lo e veja se ele consegue concluir a instalação.

Obrigado Jefferson! Eu terminei desinstalando e instalando novamente. O emulador não aparece no mesmo formato do que vi no vídeo, mas consigo verificar se o desenvolvimento está sendo feito. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software