Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Emulador do Android lento

Não sei se é só comigo, mas demora muito para abrir o emulador para android , tem alguém com o mesmo problema?

Sempre dou um update no gereciador e já tentei essa solução mas não adiantou muito...

https://developer.xamarin.com/guides/android/getting_started/installation/accelerating_android_emulators/

Como não tenho Macbook, estou usando o windows 10 mesmo porque infelizmente não tem para linux

4 respostas

O emulador do Android demora para abrir mesmo. Isso ocorre pois por baixo dos panos é como se uma máquina virtual fosse inicializada.

É por isso que uma forma de melhorar a velocidade do emulador é usar o Hardware Accelerated eXecution Manager. O problema é que essa tecnologia só funciona em processadores que possuam uma tecnologia de virtualização chamada VT-x (que pode ser conferida no setup da sua máquina).

Para o Linux, existe um acelerador chamado de KVM.

O meu tem VT-x. Já configurei ele na BIOS para funcionar e mesmo assim não senti diferença.

valeu pelas dicas!

Além de usar o HAXM, é importante você baixar a imagem Intel x86 para o emulador e sempre rodá-lo usando essa imagem.

Do contrário, mesmo com o HAXM instalado e configurado com alguns GB de memória (recomendamos metade da memória total da sua máquina, até um limite de 4gb) não haverá diferença alguma.

solução!

Então eu fiz isso tudo que falou.

Primeiro eu abri o Xamarin -> Tools ->Open SDK Manager...

Baixei o Intel x86 Atom System Image e instalei na API 15 que vem por padrão no Xamarin

Depois disso fui no Tools -> Open Google Emulator Manager...

Fui na API 15 e dei um Edit para trocar o campo CPU/ABI para Intel Atom (x86)

A configuração do HAXM deixei em 2 GB, pois meu ultrabook tem 4 GB...

Fiz tudo certo e não sabia porque estava tão lento...

Daí só depois que eu vi que ao rodar a Aplicação mostrava no Status do Xamarin Studio que ele estava fazendo mais algumas coisas, não sabia que tinha que esperar mais uns 60 minutos para tudo ficar realmente pronto hahaha...

Agora está muito bom, Xamarin é um ferramenta muito boa! Pretendo aprender mais e mais com ele!

Status do Xamarin:

Detecting installed packages
Installing shared runtime
Installing platform framework
Installing application on device
Synchronizing assemblies
Deployment completed

Obrigado pelo ajuda amigo! Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software