1
resposta

Empresa define ferramenta

É mencionado que "Se a empresa definiu uma ferramenta, isso quer dizer que a equipe não teve a oportunidade de escolher sua própria ferramenta. Essa ferramenta está vindo de uma forma topdown.". Em órgãos públicos que, hoje também, já estão utilizando a metodologia ágil e utilizam ferramentas free ou por processo de licitação, as ferramentas acabam sendo impostas. O que pensa sobre isso?

1 resposta

Oi Adriana tudo bem?

É uma questão bem complicada. Ouvi falar de uma equipe onde cada um usava uma linguagem de programação diferente. E quando um estava de férias e o programa precisava de uma correção ou atualização falavam para o seu supervisor que só o dono do programa saberia fazer porque não sabiam programar naquela linguagem.

Então o supervisor reuniu a equipe e disse para entrarem em um consenso de qual linguagem iam trabalhar daqui a diante. Ninguém entrou em consenso e então o chefe escolheu PHP , Vue, Javascript e SQL Server.

O primeiro valor diz que as interações entre os indivíduos são mais importantes que os processos e as ferramentas, ou seja, a maneira como a equipe trabalha impacta diretamente no desenvolvimento do que será produzido.

Ele não diz que as ferramentas e os processos não são importantes.

Se a equipe for madura para entrar em um consenso de qual ferramentas utilizar e o cliente estiver de acordo isso é algo bom.

Mas terá vezes onde teremos equipes imaturas que não entram em consenso. Nesse caso alguém vai ter que tomar a decisão.

Espero ter ajudado!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software