Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Emprego para iniciante

Olá, boa tarde pessoal, Fiz um tecnólogo em ADS e estou com dificuldades para conseguir emprego, haja vista que o meu curso foi EAD e a cidade que eu estava morando havia poucas oportunidades na área. Agora pretendo me mudar para Campinas e gostaria de começar em alguma empresa, porém já se passou a fase do estágio e não tenho ainda bons conhecimentos das linguagens. O que vocês recomendam para entrar em alguma empresa?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá amigo, tudo bem?

Olha, infelizmente estamos enfrentando uma situação atípica, que é a pandemia do Sars-Cov-2, e isso tem interferido bastante na economia, mesmo na área de TI que por enquanto tem ido na contra-mão de outros setores, embora eu conheço alguns colegas e empresas que têm enfrentado dificuldade.

Primeira coisa que digo a você é para não se desesperar. A situação está difícil, mas vai passar e logo aparecerá uma oportunidade. Não ter feito o estágio pode ser um complicador, mas como ainda há muitas vagas abertas há boas chances de entrar no mercado de trabalho.

O que eu recomendo é o seguinte:

  • Estude (e pratique) Inglês. Independente da área (Desenvolvimento, Infraestrutura, DevOps, Governança etc.), você precisa dele;
  • Supondo que você queira trabalhar com Desenvolvimento, tenha boa base técnica. Conheça (muito) bem Orientação a Objetos, Estruturas de Dados, Alocação em Memória, Sistemas Operacionais, Lógica de Programação, Thread/Concorrência e Algoritmos;
  • Nunca deixe de estudar. Tenha prazer em aprender coisas novas. Seja humilde em saber que não conhece tudo, e esforçado para buscar mais e mais conhecimento;
  • Crie um networking. Participe de feiras, simpósios, palestras, grupos de discussão etc. Faça com que você seja notado, para que se lembrem de você.

Por fim, se você quer se aprofundar em front-end, além de JavaScript, HTML 5 e CSS 3, aprenda Angular, React Native/JS, Vue dentre outros. Conheça bem arquitetura cliente-servidor e o protocolo HTTP.

Se o foco for back-end, em termos de linguagem tem o Java, .NET, Python. Mais importante que a linguagem, além de ter a base técnica que mencionei acima, aprenda Banco de Dados (relacional e não relacional), DesignPatterns, protocolo HTTP, Estilos de Integração (Arquivo/BD/API/Mensageria), dentre outros.

Aprenda também sobre Git e comandos bash/shell script.

Enquanto a oportunidade não chega, estude e se quiser faça freelance para levantar uma grana e aplicar na prática o que for aprendendo.

No geral é isso, com base na minha experiência. Espero ter contribuído.

Forte abraço e boa sorte!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software