1
resposta

Empatia x Simpatia

Não concordo com a descrição do significado de simpatia. Simpatia significa uma afinidade moral, a percepção da semelhança no sentir, no agir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas com afinidades, que espontaneamente se atraem. Não é uma questão de ser, na verdade "antipático", procurando amenizar ou contradizer as dificuldades do outro. Já a Empatia, é ou deveria ser, isenta de julgamento. Uma forma imparcial de se colocar no lugar do outro para que se possa compreender seus atos ou escolhas a partir de seu ponto de vista, num primeiro estágio, podendo até mesmo antever seus passos seguintes. Esta empatia, de nada tem a ver com semelhança ou afinidade moral com a qual, muitas vezes parece ser confundida. Tenho visto pessoas entendendo de maneira equivocada que a palavra Empatia seria uma espécie de Simpatia depois de ter sido estudado e compreendido o ponto de vista do outro. Eu diria que "a Empatia vê a realidade" e a "Simpatia concorda com ela".

1 resposta

Olá, muito legal, Adriana! Simpatia e empatia comportam uma série de visões e percepções a respeito; tranquilamente veremos várias delas no dicionário e em diversos ramos do conhecimento.

No tocante à pesquisa, acredito que o professor esteja se referindo à construção de um ambiente coordato, de interação sadia e amistosa, etc.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software