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Empatia X Imparcialidade

Em situações de conflito um Agile Coach deve agir com transparência sem ser agressivo, qual a melhor técnica para se utilizar nesses casos ?

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Olá, Diago!

Uma técnica que você pode considerar é a "Comunicação Não Violenta" (CNV). Esta é uma abordagem desenvolvida por Marshall Rosenberg que se baseia em empatia, honestidade, escuta ativa e expressão clara.

A CNV envolve quatro etapas:

  1. Observação: Descreva a situação de forma objetiva, sem julgamentos ou avaliações.
  2. Sentimentos: Expresse como você se sente em relação à situação observada.
  3. Necessidades: Identifique as necessidades ou valores que estão por trás dos sentimentos.
  4. Pedido: Faça um pedido claro e específico de ação para atender às necessidades identificadas.

Por exemplo, em vez de dizer "Você nunca entrega seu trabalho no prazo", que pode soar como uma crítica, você poderia dizer: "Notei que as últimas três tarefas foram entregues após o prazo acordado (Observação). Isso me deixa preocupado (Sentimento), porque precisamos cumprir nossos prazos para manter a confiança da equipe e do cliente (Necessidade). Você poderia me ajudar a entender o que está causando esses atrasos? (Pedido)".

A empatia é fundamental para a CNV. Tente se colocar no lugar da outra pessoa e entender suas perspectivas e sentimentos. Ao mesmo tempo, a imparcialidade é importante para garantir que todos os pontos de vista sejam considerados e que as decisões sejam justas e equitativas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ajudou bastante, obrigado!