1
resposta

Em vez de Event.preventDefault() usar alert

Olá a todos!

Entendi perfeitamente o uso de Event.preventDefault().

Mas no caso de um teste para ver se tudo está indo bem eu não poderia usar apenas um alert() em vez do Event.preventDefault() com um console.log? Isso faz parte das boas práticas? Eu acho um alert mais simples.

1 resposta

Olá Alexandre, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

O console.log e alert são duas funções diferentes em JavaScript que podem ser usadas para imprimir informações em uma página ou no console do navegador. No entanto, elas têm finalidades diferentes. O uso da função alert para realização de depuração não é uma boa prática de programação.

O console.log é uma função que exibe mensagens no console do navegador, geralmente usado para depurar o código. Uma das vantagens no seu uso será o histórico das mensagens que foram impressas, elas serão mantidas no console do painel do desenvolvedor, o que facilita o uso de múltiplas impressões de mensagens. Comumente será utilizado quando o projeto está em fase de desenvolvimento, para a depuração do código.

Por outro lado, o alert é uma função que exibe uma mensagem em uma janela pop-up no navegador. E não mantém um histórico do que foi impresso, quando clicamos no botão OK não poderemos ler novamente o que foi escrito, sendo necessário realizar um novo teste. Outro ponto que será prejudicial ao seu uso para depurar múltiplos pontos do código, gerando múltiplas mensagens de alerta sendo prejudicial para o quem vai acompanhar os testes podendo gerar confusão com o surgimento de múltiplos alertas.

Recomendo que quando estiver com um projeto em desenvolvimento e necessite realizar depuração do código opte pelo uso do console.log. E quando for necessário apresentar uma mensagem de aviso ou erro para o usuário utilize o alert. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo de alert pode prejudicar a experiência do usuário em seu site, assim, utilize-o com sabedoria.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!