Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Em UI/UX, o que é o "focus state"?

Estou estudando pelo material.io e me deparei com esse estado. Não entendi como ele se diferencia do estado ativo/pressionado, vocês podem me ajudar? Obrigada! <3

P.S: é minha primeira questão no fórum e não entendi como criá-la especificamente na área de design, só vi agora que acabou ficando como "off topic". :-(

6 respostas

Oi Julia, tudo bem?

Primeiramente, relaxa, aos poucos voce aprende os paranauês aqui. Ja alterei a categoria para Design e UX. \o

Focus state é literalmente o estado de foco. Por exemplo, quando voce está digitando seu nome em um campo, e o navegador deixa ele com um brilho azul-bonito, isso é para indicar que aquele campo está com foco.

Importante tambem nunca tirar o foco dos seus sites quando o usuario vai navegando com a tecla TAB, pois muitas pessoas usam esse feedback visual para saberem em qual elemento estao.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Abcs!

Oi, Natan!

Obrigada pela resposta! Entendi... Mas como ele se diferencia do estado pressionado? São a mesma coisa? Vi em alguns guias que são diferentes, mas não entendi o porquê.

Um beijo!

Oi Julia,

Normalmente colocamos uma borda em volta desse elemento, voce pode colocar o mesmo efeito que voce coloca de HOVER no FOCUS que já é sucesso!

O PRESS eu coloco normalmente uma cor mais escura no elemento pra dar ideia que está sendo afundado de fato.

Abcs!

Entra no G1 e aperta o TAB algumas vezes.

Imagina se nao tivesse essa bordinha e voce nao pode usar o mouse por conta de uma deficiencia passageira (quebrou o braco por exemplo), como voce ia saber que está com o foco ali?

Pensar em acessibilidade é muito importante, e isso vai desde lá atrás quando desenvolvemos nossos layouts.

Abcs!

Oi, Natan!

Ahhh, agora entendi de vez! rs Muito obrigada, adoro suas aulas hehe.

Beijo!

solução!

Olar!

Legal, beleza! Qualquer duvida so abrir outra duvida que a comunidade Alura ajuda!

Yey, valeu! :D

Abcs!