Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Em que parte do código é melhor lidar com exceções?

Devo escrever o bloco try/catch nos métodos da classe (exemplo na figura abaixo) ou a melhor prática seria escrevê-lo apenas nas partes do código que invocam tais métodos?

Existe algum comando em Kotlin similar ao throws do Java? Acredito que faria mais sentido colocar uma espécie de “throws” nos métodos e assim obrigar um bloco try na chamada.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Pesquisando mais, parece-me que não há problemas em tratar exceções nos métodos, desde que o tratamento faça sentido. E, pensando bem, visto que esse comportamento de transferir é bem utilizado, acho que é até melhor tratá-lo no método para assim evitar um monte de try/catch em toda a parte do código que for fazer a transferência.


Quanto a minha dúvida do throws... foi mostrado mais adiante nas aulas que não existem checked exceptions no Kotlin.

"...Por mais que o Kotlin opere na JVM, não existem exceções checked no Kotlin."

Para quem veio do Java, sabe que checked exceptions são aquelas que são obrigadas a serem tratadas, seja com um bloco try/catch ou jogando novamente um throws para serem tratadas em outro nível da pilha.

Não temos então um throws para o Kotlin.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software