3
respostas

Em quais áreas atuar com o illustrator.

Boa tarde galera! Adquiri a assinatura da Alura esses dias, para aprender Illustrator, eu sei trabalhar com CorelDraw, trabalhei em uma confecção por 2 anos utilizando o Corel, mas queria migrar para o Illustrator. Com o que eu poderia trabalhar com o illustrator? Gostaria de trabalhar Home Office. Estou no seguro desemprego, gostaria de utilizar esse tempo (3 meses), para estudar o illustrator, e conseguir algum emprego, alguém possui sugestão? Desde já agradeço.

3 respostas

Olá Alec, tudo bem ^^

Olha, você consegue atuar com as mesmas coisas que você atuava com CORELDRAW, isso já é um bom ponto de partida.

Mas trazendo os mercados que você pode atuar com Ilustrator são:

  • Mercado de games - criando Assets ou objetos para os jogos
  • Mercado de design gráfico - Criando folders, flyers, logos (normalmente dentro de estudio de design ou gráficas)
  • Mercado de Ilustração - você pode criar desenhos vetoriais para Ilustrações e com isso criar o que chamamos de comissions que são pessoas pagando para uma arte em específico
  • Mercado editorial - Você pode trabalhar com ilustrações para o mercado editorial, ou juntamente com a ferramenta INDesign trabalhar com diagramação de livros e revistas

Hoje o Illustrator como ferramenta única não te da uma vantagem no mercado, é muito interessante você conhecê-la. Mas o mais importante é você se perguntar para qual mercado você quer trabalhar, e a partir dai criar um planop de estudos para atingir este mercado.

Por exemplo:

Quero trabalhar com a construção de logos: Estudar ilustrator, Cores, Branding, projetos e aplicações gráficas.

Note que é uma esfera de estudos para conseguir se posicionar no mercado, não apenas a ferramenta Illustrator entende. A dica que eu daria seria essa, qual o mercado você tem interesse, e depois de se responder essa pergunta, organizar os seus estudos para atender este mercado que é onde você quer trabalhar, o illustrator estará no meio dos estudos, mas não unicamente ele =D

Fique a vontade para perguntar aqui novamente ou trocar uma ideia sobre isso ok, o nosso canal do discord também esta aberto para conversar e compartilhar sobre o tema ok ^^

Obrigado pela resposta professor! Eu sempre tive vontade de trabalhar com ilustração, mas sempre tive receio de não conseguir emprego, etc. Mas resolvi deixar esse receio de lado e correr atrás. Tenho mesa digitalizadora (apesar de nao ter muita prática no digital), baixei o krita e estou iniciando o curso aqui na plataforma. Qual seria a recomendação pra conseguir ingressar no mercado da ilustração o mais rapido possivel? Comissions... pra onde ir de inicio? Valeu!!

Olá Alec, é decliado esta pergunta, porque é um caminho muito particular para todo mundo.

As principais dicas seriam:

  • Construa um portifólio sólido
  • Constura uma portifólio direcionado, por quexemplo, foque em uma empresa e crie peças que conversem com que esta empresa esta precisando para você mostrar que pode atendê-los
  • Consuma conteúdos de profissionais e comunidade de ilustração, por ali você recebe indicações e podem chegar esses pedidos de comissions.

Existe uma streamer que eu aconselho muito você acompanhar, ela é profissional já a muito tempo então não se compare, mas ela lhe da dicas muito valiosas deste universo:

https://www.twitch.tv/sulamoon

E o mais importante, resiliencia, as vezes vai ser dificil, as vezes vai ser mais fácil, mas o importante e se manter no caminho, estudando e praticando ^^