Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Em 2017, qual versão do sql server devo estudar/me certificar?

Olá, gostaria de trabalhar na área de análise de dados, e vejo que sql server é bem usado para isso. Nesse sentido, gostaria de saber se eu estaria sendo "avançado demais" indo para a versão 2016, ou eu deveria estudar a 2012 e ir me atualizando com o tempo? Ou a versão não importa? Obs.: estou no nordeste, em Fortaleza.

5 respostas

Moisés, tudo bem ?

Geralmente as versões mais novas fazem tudo que as versões anteriores fazem e tem algumas funcionalidades melhoradas e outras adicionadas.

Acho que convém você iniciar pela 2012 e em seguida começar a ver o que tem de novo na 2016.

Além disso, é importante você identificar o que a galera tem usado por ai :D

solução!

Ola Moisés,

pelo que ja ouvi falar em planejamento de certificações, o interessante é você tirar sempre da penúltima versão. Ou seja, a última versão é 2016 então tente tirar da 2014. O que isso significa? A última versão sempre vai demorar um bom tempo para ser implantada pelo mercado e com a penultima você terá mais chances de conseguir algo agora e não estará tão desatualizado.

Bom, essa é minha opinião.

Opa, Matheus, tudo bem?

Quando você fala identificar o que a galera tem usado por aí vc se refere ao 2012, como se fosse um "código legado" em relação às versões mais novas?

Valeu por comentar!

Oi Moisés, tudo bem?

Na real, vai bem além disso. Você já sabe e entende o que é SQL? Sabe diferenciar SQL de SQL Server? E de Oracle?

O que eu quero mostrar com essas perguntas é que uma coisa é a linguagem SQL, outra coisa é o sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que você utilizará para trabalhar com essa linguagem.

De toda forma, análise de dados independe de DBMS, inclusive até do tipo de banco (relacional ou não-relacional). No seu caso, pensando em trabalhar com banco relacional, utilizando SQL, o MS SQL Server é uma opção. O que diferencia ele de outros DBMSs é a sintaxe e algumas funções específicas de cada banco, mas o conceito da análise é o mesmo e a montagem das queries depende do analista.

Em virtude disso, você deve enxergar que versão de um DBMS específico pode ser um ponto interessante pra alguma certificação em específico, mas não um ponto determinante pra definir se um analista de dados é competente ou não.

Obrigado, pessoal, dicas valiosas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software