Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

else if está correto?

else if(salario >= 2800.01 && salario <= 3751.0) {
            System.out.println("A sua aliquota é de 15%");
            System.out.println("Você pode deduzir até R$ 350");   

//este a cima é o da questão...
            else if(salario >= 2800.0 && salario <= 3751.0){
                System.out.println("A sua aliquota é de 15%");
                        System.out.println("Você pode deduzir até R$ "+ (15.0/100)*salario);
                        System.out.println("o seu salário passará a ser de :");
                     salario = salario + (15.0/100)*salario;
                     System.out.print(salario);
                     System.out.println(" reais");
                }
     Resposta do sistema:
A sua aliquota é de 15%
Você pode deduzir até R$ 495.0
o seu salário passará a ser de :
3795.0 reais

/*este outro fui eu quem desenvolveu
A minha pergunta é: pra mim a aliquota resulta 495, e o esperado pela tarefa 350.. sei lá
*/
2 respostas

Olá Guilherme, a dedução do imposto de renda é uma valor que pode ser abatido do cálculo durante a declaração do mesmo. Neste caso, o exercício não utiliza para o cálculo mas apenas para informar o usuário de acordo com seu salário qual o limite da dedução.

solução!

Boa noite Guilherme,

Uma coisa é a alíquota do imposto (que no caso exemplificado é de 15%) e outra é a dedução da base de cálculo do imposto. No caso, o contribuinte não deduz 15% do imposto, mas paga 15% sobre os vencimentos deduzidos R$ 350,00. Por exemplo, se o salário é R$ 3.000,00, serão deduzidos R$ 350,00 na base de cálculo do imposto, isto é, a base de cálculo do imposto será R$ 3.000,00 - R$ 350,00 = R$ 2.650,00. Aplicando a alíquota de 15% sobre a base de cálculo, teremos um imposto a pagar de R$ 397,50.

Lembrando que os valores e os intervalos apresentados na questão são meramente ilustrativos.

Grande abraço.