1
resposta

Além da didática, gostei dos projetos e exemplos. O professor soube estruturar bem os fundamentos e inclusive apresentou a pipeline de RAG em todo inicio de um novo vídeo. No começo achei muito repetitivo, mas no final achei que isso fez com que eu compreendesse de forma plena a arquitetura de RAG. Os exemplos práticos foram bem adequados e os códigos bem estruturados com os comentários que ajudaram muito no entendimento.
Alguns pontos de dificuldade que eu tive, mas que entendo como natural do processo de aprendizagem:

1. Código quebrou em algum momento: por atualização de versão, diferença de modelo operacional (MAC e Windows), incompatibilidades (de Python ou pacotes, aconteceu bastante). Mas os modelos evoluem de forma muito rápida, entao aprender a entender o erro e corrigi-los tem feito parte dessa jornada.
  2. Os códigos já prontos em Python: Obviamente o conteudo não é sobre Python, mas talvez o conteúdo seria ainda mais difícil se alguém que nao tiver o básico de Python. Nao acho que estudantes sem noções de Python teriam facilidade em absorver os conceitos e práticas aplicadas na aula.

De forma geral, gostei do curso, e fiquei feliz com a forma como consegui driblar as dificuldades que encontrei para aprender os fundamentos de RAG e LangChain

1 resposta

Olá, Guilherme! Como vai?

Fico muito feliz em saber que você gostou do curso e que os projetos e exemplos te ajudaram a compreender melhor a arquitetura de RAG.

É ótimo saber que a repetição da pipeline de RAG nos vídeos acabou sendo útil para o seu aprendizado. Entendo que as atualizações de versão e diferenças entre sistemas operacionais podem ser desafiadoras, mas é verdade que aprender a lidar com esses problemas é uma parte importante do processo de aprendizado em tecnologia. Quanto ao Python, realmente ter uma base na linguagem pode facilitar bastante o entendimento dos conceitos e práticas aplicadas.

Parabéns por ter superado essas dificuldades e por ter aproveitado bem o curso!

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!