Olá Marcelo,
1) eu diria que possuem semelhanças entre si esta abordagem do PMI com a agilidade.
2) Na verdade a retrospectiva serve para promover a melhoria contínua do time ( o 12° princípio da agilidade). Simplificando, a ideia dela é investigar os pontos positivos e os pontos negativos do trabalho que foi feito ao longo da sprint e definir ações que serão adotadas na próxima Sprint para melhorar o trabalho do time. Então seguindo o seu exemplo, na retrospectiva poderia se investigar qual foi o motivo de alguma história não ter ficado pronta na sprint "n" e o que vamos fazer nas próximas sprints para evitar que isso ocorra novamente.
Sobre o que foi feito ou não, na Review é o momento em que fica claro quais histórias não ficaram prontas na sprint "n". E na Planning da sprint "n+1" é o momento que decidimos dentro tudo que não ficou na sprint anterior e das novas histórias que ainda estão por vir, quais delas serão feitas nesta sprint "n+1"
3) Não sei dizer ao certo qual das duas hoje em dia tem mais valor no mercado em si. Mesmo hoje, qualquer uma das duas que você tirar já seria um diferencial no mercado. Minha impressão é que talvez da Scrum.org seja um pouco mais simples de tirar, mas é um achismo meu.