4
respostas

Elaboração da sprint backlog

Foi relatado que o PO traz o 'topo' do Product Backlog, porém para compor uma sprint, o time pode jogar com histórias que necessariamente, não estão no topo da Product Backlog com o objetivo de 'fechar' um escopo para o timebox da sprint?

4 respostas

É de responsabilidade do Development Team escolher os itens do Product Backlog que serão feitos durante o Sprint, porém é levada em consideração a ordenação desses itens, onde os itens do topo deveriam estar melhor detalhados e estimados. Geralmente estão também divididos de forma que possam ser feitos em um Sprint. Então, no cenário que apresentou, uma tarefa que não está no topo não seria melhor acomodada no Sprint.

Entendo que o PO prioriza as histórias, e essas serão detalhadas e estimadas pela equipe.

Mas e caso ocorra de uma história que não esteja no topo ser potencialmente acomodada na iteração que se planeja?

Entendi esta como sendo a dúvida do colega Otavio. Procede?

Um Product Backlog Item apenas deveria ser colocado dentro de um Sprint caso já tenha passado pelo processo de Refinement e geralmente os PBI do topo são os mais detalhados, decompostos e estimados, por isso digo que não vejo o por que de escolher um que não esteja no topo. Do modo que eu vejo, se um PBI mais abaixo também tiver passado pelo Refinement e caso exista um motivo plausível para sua escolha (algo justificando essa troca da ordem de prioridade do Product Backlog como por exemplo uma dependência), acho que ele poderia sim ser colocado.

A ideia é agregar valor ao Produto, logo as que serão priorizadas são as que mais agreguem valor ao produto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software