2
respostas

Efetividade da imagem padrão do runner

Lembro que quando registramos o runner (via comando 'gitlab-runner register' no container) informamos uma imagem padrão na etapa "Please enter the default Docker image (e.g. ruby:2.6):". Nesta etapa, analogamente ao professor, eu informei a imagem que criamos no curso (bene20/minha-imagem:latest).

Porque foi necessário, então, informar a imagem novamente no job "teste-project" do arquivo .gitlab-ci.yml? Ele não deveria assumir aquela imagem como a a ser utilizada quando nõ informado? Afinal, para que serve definir a imagem padrão então?

2 respostas

Creio que já encontrei a resposta...

Analisando melhor o arquivo .gitlab-ci.yml notei que na primeira linha do arquivo declaramos a imagem como docker:stable ("image: docker:stable").

Essa linha sobrescreve a imagem padrão configurada no runner?

Olá Ebenézer, tudo bem? Peço desculpas pela demora em ti responder! Na verdade não foi bem por esse motivo, a questão é que na primeira linha do arquivo definirmos a imagem que vamos utilizar, no caso docker:stable, porém no nosso primeiro job que é o build-docker informamos que vamos usar o services: - docker-dind isso significa que fazer usar o Docker In Docker - DIND, assim podemos executar uma imagem docker em cima de uma outra imagem docker já em execução, e é isso que acontece nesse passo criamos a imagem e executamos a imagem, e nos próximos passos acontece o mesmo, só que podemos informar outras imagens, caso seja necessário.