3
respostas

Efeito venezianas (Venestian Blinds)

Boa noite!

Eu não consigo arrastar o efeito venezianas (Venestian Blinds) para a minha lateral direita, onde ficam os gráficos, como o professor no vídeo (inclusive ele até explica para jogarmos abaixo dos textos para que o efeito afete apenas o retângulo cinza).

Quando eu arrasto com o mouse e paro com o cursor sobre os textos em gráficos, o cursor aparece como uma mãozinha fechada (sinal que o efeito está "segurado") e um sinal de proibido embaixo. Mesmo que eu solte o botão do mouse, o cursor volta pra setinha e nada acontece.

Eu até consigo arrastar e jogar o efeito diretamente no grupo de texto na minha timeline. E na parte de Effect Control (área superior esquerda), eu consigo jogar o efeito pra cima ou pra baixo dos textos e formas/shapes (retângulos cinzas). Mas quando eu altero os parâmetros dele, como opacidade e etc, nada muda no resultado final.

3 respostas

Olá Mateus,

Tem como me mandar um print da sua tela, para eu tentar visualizar o problema que pode ter acontecido?! Ai eu poderia te ajudar melhor.

Boa tarde, professor!

Em vez de tirar um print, achei melhor fazer uma gravação da minha tela, para poder te mostrar o cursor do mouse e ficar mais fácil de expor minha dúvida. No entanto durante essa gravação acabei percebendo sozinho o que estava acontecendo.

De fato, o software não me permitiu arrastar o efeito direto na parte gráficos, como você fez em aula. Tive então que jogar o efeito no clipe do texto na timeline, e na área do Effect Control arrastei o efeito para posicioná-lo acima das shapes e abaixo dos textos. Nisso, os meus textos foram jogados para baixo das shapes na área de gráficos, fazendo com que eles ficassem escondidos por baixo das shapes no meu project.

Então arrumei manualmente a ordem dos meus elementos (shapes e textos) na área de gráfico e ao fazer isso automaticamente o efeito apareceu aplicado nas minhas shapes.

Enfim, não sei se consegui me fazer entender. O importante é que eu consegui aplicar o efeito. Obrigado de qualquer forma, professor. Se não fosse você me pedir um print, eu não teria percebido o que estava acontecendo.

ATUALIZADO:

Desculpe, professor!

Acho que me precipitei em minha conclusão. Desta forma que eu fiz, não aparecem os botões para criação de animação do efeito.

Segue print ilustrativo: https://imgur.com/a/BJsf2Bf

E ai Mateus,

Eu entendi o processo que você fez sim e não tem problema nenhum com ele, quando você coloca um efeito no texto (mesmo pela timeline), o efeito já aparece na pagina de gráficos tambem, no seu caso isso não está acontecendo. Você fez certo e olhando assim, pode ser um bug do seu projeto. Tenta fechar tudo e abrir de novo e refazer o texto, só para fazer um teste e eu vou ver se encontro um erro parecido com esse para te ajudar, porque não tinha visto nenhum erro assim.