1
resposta

Efeito Ghost no teclado

Boa tarde,

Na aula cada tecla é representada como uma posição em uma tabela, minha dúvida é: como o computador identifica quando pressionamos múltiplas teclas simultaneamente e como se dá o efeito ghost ou ghosting?

Obrigado

1 resposta

Olá Ruy, tudo bem?

Desculpe pela demora no retorno!

Ao pressionar uma tecla, suas conexões se energizam e emite o sinal com a posição da tecla pressionada, certo?

Agora, caso forem pressionadas múltiplas teclas simultaneamente, caso elas estejam em linhas e colunas diferentes, terá conexões diferentes, portanto, será facilmente interpretado sem problemas.

Caso forem pressionadas múltiplas teclas na mesma coluna mas com linhas diferentes, a leitura é feita por meio de precisão, onde é detectado a ativação de dois fios correspondentes as linhas distintas na mesma coluna. O mesmo efeito ocorre caso as teclas forem da mesma linha e colunas diferentes.

E caso as teclas forem de linhas e colunas iguais, por exemplo, quando três teclas compartilham duas linhas e colunas em forma da letra L, como representado na figura abaixo, ocorre o efeito Ghost. Como o teclado faz apenas a leitura de ligação entre uma coluna e uma linha, o padrão fica ambíguo e ele automaticamente para de enviar os comandos pressionados de forma a evitar que seja feita a leitura de teclas pressionadas erradas. Daí vem o nome Ghost (em português, fantasma) que significa que uma tecla pressionada não foi ativada, ou seja, desapareceu.

Imagem desenvolvida pela Microsoft que demonstra cinco ocasiões em que pode ocorrer o efeito Ghost no teclado. 
As cinco representações dos teclados é feita por linhas e colunas, onde é representado por pontos as teclas pressionadas.
A primeira representação é o teclado com 3 teclas pressionadas em forma da letra L espelhada; 
A segunda com 3 teclas pressionadas em forma da letra L;
A terceira com 4 teclas pressionadas em forma de um quadrado;
A quarta com 3 teclas pressionadas em forma de uma letra L invertida;
A quinta representa 3 teclas pressionadas em forma da letra L invertida de cabeça para baixo.

Caso queira testar seu teclado: Redragon Anti-Ghosting Test

Espero que tenha te ajudado! E qualquer coisa, estou à disposição!

Bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software