Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Eduardo - Apresentação para galera do Alura

Boa tarde pessoal! Eu só gostaria de me apresentar nesse tópico, pois eu sou novo na Alura e gostaria de receber um conselho da galera para dar um rumo da vida. Desde já agradeço a atenção de todos.

Bom, me chamo Eduardo, tenho 21 anos e atualmente faço direito em uma faculdade privada da minha cidade, estou no 4º ano e já faz uns 2 e meio que eu vi que isso não era para mim, pois hoje vejo que eu escolhi a faculdade por pressão familiar e outros motivos errados. Porém, atualmente trabalho em um escritório de advocacia (do meu tio), onde eu estou a 2 anos e a cada dia me desanima mais, pois nunca aprendi nada relacionado a direito e eles me usam apenas para fazer serviços que eles não querem fazer, como comprar danone, ir em correio, pagar as contas pessoais de cada um, somente coisas pessoais mesmo, até comprar doce quando algum deles ta com vontade de comer... é foda, porém de vez em quando tem dias que eu não faço nada, o que me da tempo para estudar o dia todo. Eu até que me dou bem nas matérias de direito (fico na média), mas não é isso que quero para minha vida, nenhuma carreira jurídica me atrai, mas acredito que esteja um pouco tarde para largar da minha faculdade, já que estou na reta final, o problema é que o valor dela consome 80% do meu salário e por isso eu tenho vontade de parar, pois o restante do meu salário vai para ajudar na minha casa, sendo que mora só eu e minha mãe.

Eu sempre gostei de Design Gráfico, mexer no photoshop, brincar com edições de vídeos e imagens, criar jogos e coisas relacionadas, adoro efeitos especiais de cinema, criar sites, etc etc, mesmo tendo um conhecimento muito básico no que citei agora, eu gosto demais e eu queria me aprofundar, poder sair dessa área jurídica e do trabalho que estou para mudar de área, eu não tenho condições agora de fazer uma outra faculdade junto com a que estou agora e só estou visado continuar na faculdade que estou para ter um curso superior, apenas isso. Logo eu vi a Alura através do canal do Gaveta a uns anos atrás e quando surgiu a oportunidade financeira me ingressei nesse mundo aqui (sendo que faz alguns dias só que entrei e já to gostando pakas), achei que poderia ser algo que me ajude a mudar de profissão na vida ou área, pois não vejo a hora de trabalhar com algo que realmente amo e acho que a Alura poderá ser um ponta pé inicial para mim.

Desculpe pelo textão galera, mas é um poco sobre mim e minha vida. Quem puder ajudar dando dicas, conselhos ou críticas construtivas sou todo ouvidos =)

3 respostas

Oi Eduardo, tudo bem?

Como você, eu também fiz direito e nunca gostei, me formei, trabalhei como advogada e eventualmente abandonei a carreira. Acho que essa é uma decisão muito pessoal que deve ser pensada com muita cautela, cada um tem seus motivos para seguir por esse caminho e só você conhece 100% a sua realidade.

Dito isso, acho interessante sim você terminar o curso, estando tão perto de se formar. O diploma pode te abrir algumas portas e opções mais pra frente, como pós graduação ou algum curso no exterior, por exemplo, mas de novo, essa decisão é sua e você tem que tomá-la sozinho e pensar bastante sobre :).

Em relação ao seu trabalho - e se você tentasse trabalhar em outro escritório, ou até mudar de área? Foi algo que me ajudou a encontrar um pouco mais de satisfação profissional enquanto estava na faculdade.

Sobre a carreira de Designer, não consigo entrar em detalhes deste mercado já que não entendo sobre o assunto, mas o pessoal da Alura já falou um pouco sobre isso nesse vídeo aqui: https://youtu.be/hTZ5BR7erpI

No fim, acho importante você seguir fazendo o que te deixa feliz e traz realização pessoal e profissional! Espero ter ajudado e estou à disposição caso queira conversar mais!

Boa tarde Eduardo!

Não precisa se desculpar pelo textão. Histórias como a sua podem inspirar outras pessoas! Não tenha medo de buscar sua felicidade!

Escolher o curso errado é mais comum do que muita gente imagina! Não se estresse com isso! Eu mudei de área com 30 anos e foi bem difícil, mas cada dia aprendo um pouco mais e tenho certeza do que eu quero agora.

Realmente é chato trabalhar com algo que você não gosta, ainda mais sendo o estagiário faz tudo menos o que deve fazer (que é aprender).

Como você está muito perto do fim do Curso de Direito, eu te aconselho a terminar. Um curso superior tem um peso muito grande, e pode te abrir muitas portas, mesmo que você vá trabalhar em outra área que não tenha relação com sua formação inicial.

A Alura realmente é uma plataforma de aprendizado incrível e tem ajudado muita gente.

E te digo, sem medo de errar, que você veio num ótimo lugar para aprender, se desenvolver e se orientar.

Qualquer coisa que pudermos ajudar, estamos à disposição!

Boa sorte! Seja feliz!

solução!

Oi Eduardo!

Seja muito bem-vindo!

Espero que você consiga aprender e praticar muito para conseguir fazer o que mais gosta.

A vida é feita de várias mudanças... Sou formada em marketing e trabalhei na área por quase 10 anos, mas de repente (não tão de repente assim) percebi que minha vibe é outra e adivinha? Fui estudar Psicologia. Por mais que seja um curso de 5 anos, estou feliz da vida e segura de que nada pode ser melhor do que seguir minha intuição, sonho, vocação, gosto... Enfim, aquilo que me faz mais feliz.

Espero que você tenha muitas oportunidades profissionais na área que você quer estudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software