5
respostas

Editor Imagem SVG

Criei minha imagem e converti em SVG. Abri como notepad++ coloquei os IDs. Mas só funciona os que tem só uma palavra e sem acento. Não reconhece o espaço. ok. Coloquei o underline pra ligar as palavras e nada. Deixei com o espaço entre elas e nada. tipo: id="Energia Elétrica" ou id="Energia_Elétrica" também não reconhece. com id="Copeiragem" funciona. Mas id = "Dedetização" não funciona. Então são os caracteres especiais. Como resolver? Outro ponto. A ideia é colocar o gasto mensal com certa categoria e não contagem. Tenho a medida que funciona em outros visuais. mas nesse não aparece quando ativo o Data Labels. Os valores não aparecem. Abaixo a cópia do começo do código XML do notepad:

<path id="Energia_Elétrica" d="M620 2105 l0 -115 -110 0 -1...

5 respostas

Oi Flávia, tudo bom?

Pelo que eu vi, o XML não aceita acentos, depende da codificação. O ideal é o UTF-8.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

Ainda assim, pode ser que não funcione a acentuação no Power BI.

Referente aos espaços, é usado o underline mesmo. No seu caso ali, creio que não está funcionando por conta do acento na palavra elétrica.

No Power BI, é necessário que o mesmo nome usado no ID esteja na fonte de dados.

Me avise qualquer coisa, beleza? :)

Não funcionou. Na fonte de Dados está "Energia Elétrica". Na aula do curso, o professor coloca um id como "Médio". Então ao meu ver funcionaria. Ou teria que mudar toda a fonte de dados para tirar os acentos?? Aí complica.. Alguma outra saída?

<path id="Energia_Elétrica" d="M620 2105 l0 -115 -110 0 -110 0 0 35 c0 34 -1 35 -40 35 -39 0 -40 -1 -40 -35 0 -35 0 -35 -45 -35 l-45 0 0 -55 0 -55 78 0 c74 0 79 -1 90 -25 l12 -25 -90 0 -90 0 0 -55 0 -55 131 0 131 0 64 -56 64 -56 0 -130 c0 -71 -3 -128 -7 -126 -120 61 -126 63 -223 63 -122 -1 -187 -25 -270 -101 -65 -6...

Flávia,

Você pode ver no restante da aula, que ele teve que remover os acentos, pois não estava reconhecendo. E infelizmente o XML tem um problema em reconhecer acentos nesse caso.

Realmente, teria que editar a fonte de dados e remover os acentos. Imagino que complica, que seja uma base de dados grande, tem como fazer essa remoção pelo Power BI mesmo, usando a ferramenta de substituir os dados. Sinto muito, não tenho outra solução nesse caso.

Qualquer coisa me fale, ok? :)

Entendi. Mas tive uma idéia só pra finalizar. Não aceita acentos. Ok. E também não posso remover os acentos pois imagina: Energia Eletrica, Dedetizaçao (aceita cedilha?), agua, refeicoes, incendio. Fica horrível pois essas expressões estão em vários cards e gráficos. Então pensei em criar uma coluna com switch para gerar uma sigla. Tipo: Energia Elétrica = ELE. Água e Esgoto = AGU. Detetização = DDT. Que aí acaba esse rolo todo! Aí para esse gráfico eu uso a sigla e não interfere nos outros. Nos rótulos de dados eu uso o nome certo, a sigla ficaria puramente pra identificar esse gráfico. É possível?

Oii Flávia,

Nossa, nem caiu minha ficha quanto a isso. Dessa forma funciona sim, mas não aceita cedilha, é um caractere especial.

Qualquer coisa me fale, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software