Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Editar arquivo com prompt de comandos

Boa tarde pessoal, resolvendo os exercícios do curso, digitei uma linha errada na variável de ambiente e gostaria de altera-la pelo próprio PROMPT, no curso ensinou como adicionar uma nova linha, mas nao a EDITAR UMA LINHA EXISTENTE .

Alguem saberia me dizer qual comando faz isso?

Obrigado!

3 respostas

Qual variável de ambiente, Gabriel? De qualquer jeito, o comando é o mesmo! Quando adicionamos um valor ao PATH pelo CMD, colocamos no começo %PATH%, lembra? Era para indicar que queríamos justamente o PATH atual mais um valor que definiríamos na hora. Suponhamos que você quer alterar o Path do sistema, pode fazer o seguinte:

echo %PATH%

Suponhamos, também, que a resposta seja

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_73;C:\ProgramData\chocolatey\bin

e que notamos um erro - o correto seria adicionar um \bin após o jdk1.8.0_73. Podemos, então, copiar todo o PATH (recomendo usar o Cmder para isso, aliás), adicionar manualmente um \bin onde queremos e digitar o comando de definir variáveis de sistema (dessa vez sem o %PATH%, porque não queremos o que tinha antes):

setx PATH "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_73\bin;C:\ProgramData\chocolatey\bin" /M

Entendeu, Gabriel? Espero que sim, mas pode falar se eu deixei algo confuso que eu tento explicar de outra forma! Abraços!

Essa foi uma alternativa, porém vou perder o que tinha antes, como seu exemplo na variável PATH. ´Torna um pouco complicado o processo de alterar o conteúdo de qualquer arquivo, nâo há um comando para realmente EDITAR o arquivo já existente? Para ficar mais claro , imagine um arquivo TEXTO.txt

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam bibendum risus ac convallis mattis. Praesent elit nisi, commodo cursus metus vel, imperdiet condimentum metus. Pellentesque auctor porta leo, vitae vestibulum turpis egestas in. Sed est tortor, efficitur a leo et, placerat ultricies metus. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. 
Idioma - PORTUGUÊS 
Donec a gravida sapien. Mauris sagittis ultricies dui, et posuere augue. Mauris malesuada magna eu nisi placerat fermentum. Phasellus sit amet ex at justo luctus suscipit. Praesent luctus purus mauris, et molestie sem dapibus ut. Nam auctor nulla non malesuada posuere. Nam nulla arcu, congue quis neque quis, bibendum placerat arcu. Nunc et magna at nulla gravida cursus. Cras porttitor dapibus massa nec porta. Duis in augue sem. Etiam viverra, elit sit amet vehicula finibus, metus nunc maximus purus, eu dictum nunc nunc et nunc. Suspendisse a placerat ex. Proin tempus sit amet

Quero alterar o idioma "Portugues" para LATIM sem ter que reescrever todo o texto , ficando assim:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam bibendum risus ac convallis mattis. Praesent elit nisi, commodo cursus metus vel, imperdiet condimentum metus. Pellentesque auctor porta leo, vitae vestibulum turpis egestas in. Sed est tortor, efficitur a leo et, placerat ultricies metus. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. 
Idioma - LATIM
Donec a gravida sapien. Mauris sagittis ultricies dui, et posuere augue. Mauris malesuada magna eu nisi placerat fermentum. Phasellus sit amet ex at justo luctus suscipit. Praesent luctus purus mauris, et molestie sem dapibus ut. Nam auctor nulla non malesuada posuere. Nam nulla arcu, congue quis neque quis, bibendum placerat arcu. Nunc et magna at nulla gravida cursus. Cras porttitor dapibus massa nec porta. Duis in augue sem. Etiam viverra, elit sit amet vehicula finibus, metus nunc maximus purus, eu dictum nunc nunc et nunc. Suspendisse a placerat ex. Proin tempus sit amet
solução!

Eu entendo, mas não há como o sistema saber o que você quer alterar. Isso até é possível se você misturar alguma linguagem de programação, mas puramente na linha de comando o jeito é copiar a variável atual e definir a variável novamente mudando o que queremos mudar - não é tão complicado, se parar pra pensar (ou fazer)! Claro, você pode fazer isso fora da linha de comando, onde não precisa copiar nada, apenas editar o que precisa, se achar mais simples.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software