Olá Lucas, tudo bem?
A arquitetura de Edge Services pode ser implementada de diversas formas na prática. Uma das maneiras mais comuns é através da utilização de APIs (backend) diferentes para cada dispositivo, como você mencionou.
Por exemplo, em um site RESTful, seria possível ter diferentes endpoints para cada tipo de dispositivo, com diferentes funcionalidades e respostas. Dessa forma, quando um cliente acessar o site a partir de um dispositivo móvel, ele seria redirecionado para o endpoint correspondente ao dispositivo móvel, enquanto que um cliente que acessar o site a partir de um desktop seria redirecionado para o endpoint correspondente ao desktop.
Outra forma de implementação seria através da utilização de um gateway, que seria responsável por rotear as requisições para os microserviços correspondentes, de acordo com as características do dispositivo.
É importante lembrar que a implementação de Edge Services pode variar de acordo com a necessidade e o contexto de cada projeto. Por isso, é importante avaliar as diferentes opções e escolher a que melhor se adequa ao seu caso.
Espero ter ajudado e bons estudos!