Fala pessoal! Eu tenho usado a muito tempo o VS Code, mas no curso o instrutor utiliza o eclipse. O que vocês acham? Posso continuar normalmente usando o VS Code para programar em Java, ou realmente a melhor coisa a fazer é migrar para o eclipse?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fala pessoal! Eu tenho usado a muito tempo o VS Code, mas no curso o instrutor utiliza o eclipse. O que vocês acham? Posso continuar normalmente usando o VS Code para programar em Java, ou realmente a melhor coisa a fazer é migrar para o eclipse?
Olá Luis! Tudo bem?
A princípio seria uma questão pessoal mesmo... o ambiente que você preferir para desenvolver com Java, independente de utilizar o Eclipse ou o VS Code .
Nos cursos de Java que temos na plataforma o instrutor utiliza o Eclipse, visto que é uma das IDEs mais utilizadas para projetos Java e é gratuita.
De forma geral, os ambientes mais utilizados para desenvolver Java são o InteliJ IDEA e o Eclipse, sendo que o primeiro é os mais comum de se encontrar sendo utilizado pelos desenvolvedores Java. Como a versão do Intelij para projetos Java web é paga, utilizamos o Eclipse para ser mais acessível.
Não quer dizer que você não encontre pessoas ou empresas que utilizem o VS Code em projetos Java... mas não são maioria.
O interessante de utilizar uma IDE específica para projetos Java, é ter as ferramentas necessárias para os projetos todas acopladas no mesmo ambiente. Como o VS Code é um editor de códigos, ele naturalmente não possui todas essas ferramentas que passamos a utilizar, por isso é necessário utilizar plugins adicionados ao VS Code para que ele tenha as ferramentas necessárias para os projetos Java. Como o ambiente não é todo preparado para isso, por vezes nós podemos ter problemas com um plugin ou outro, visto que eles funcionam de forma separada.
Dito isto, é importante voltar a questão que te trouxe no início... vai se tratar de uma escolha bem pessoal. O fato de utilizar o VS Code não vai impedir que consiga continuar nos cursos de Java... mas utilizar a IDE que o instrutor utiliza certamente vai tornar mais fácil o aprendizado.