Fala pessoal! Eu tenho usado a muito tempo o VS Code, mas no curso o instrutor utiliza o eclipse. O que vocês acham? Posso continuar normalmente usando o VS Code para programar em Java, ou realmente a melhor coisa a fazer é migrar para o eclipse?
Fala pessoal! Eu tenho usado a muito tempo o VS Code, mas no curso o instrutor utiliza o eclipse. O que vocês acham? Posso continuar normalmente usando o VS Code para programar em Java, ou realmente a melhor coisa a fazer é migrar para o eclipse?
Olá Luis! Tudo bem?
A princípio seria uma questão pessoal mesmo... o ambiente que você preferir para desenvolver com Java, independente de utilizar o Eclipse ou o VS Code .
Nos cursos de Java que temos na plataforma o instrutor utiliza o Eclipse, visto que é uma das IDEs mais utilizadas para projetos Java e é gratuita.
De forma geral, os ambientes mais utilizados para desenvolver Java são o InteliJ IDEA e o Eclipse, sendo que o primeiro é os mais comum de se encontrar sendo utilizado pelos desenvolvedores Java. Como a versão do Intelij para projetos Java web é paga, utilizamos o Eclipse para ser mais acessível.
Não quer dizer que você não encontre pessoas ou empresas que utilizem o VS Code em projetos Java... mas não são maioria.
O interessante de utilizar uma IDE específica para projetos Java, é ter as ferramentas necessárias para os projetos todas acopladas no mesmo ambiente. Como o VS Code é um editor de códigos, ele naturalmente não possui todas essas ferramentas que passamos a utilizar, por isso é necessário utilizar plugins adicionados ao VS Code para que ele tenha as ferramentas necessárias para os projetos Java. Como o ambiente não é todo preparado para isso, por vezes nós podemos ter problemas com um plugin ou outro, visto que eles funcionam de forma separada.
Dito isto, é importante voltar a questão que te trouxe no início... vai se tratar de uma escolha bem pessoal. O fato de utilizar o VS Code não vai impedir que consiga continuar nos cursos de Java... mas utilizar a IDE que o instrutor utiliza certamente vai tornar mais fácil o aprendizado.