Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Eclipse não cria arquivo compactado

Segui todos os passos da aula algumas vezes, também segui as etapas na apostila da Caelum que foi disponibilizada em outra discussão que inclusive, são os mesmos passos exibidos na aula e mesmo assim ao exportar o arquivo jar, o arquivo gerado não é um arquivo compactado. Uso o eclipse e o jdk 8 em um mac

3 respostas

Oie Vitor, tudo bem contigo?

O Jar em sua definição é um arquivo compactado, então se você criou um jar, você criou um compactado. Inclusive o ".Jar" tem a mesma estrutura interna de um ".Zip", por isso podemos dizer que o Jar é um Zip disfarçado. Por isso não consegui entender muito bem seu problema, se puder responder essas 2 perguntas abaixo para me ajudar a entender:

- Você consegue abrir o arquivo?

- Você tem algum software de compactador e descompactador como o Winrar?

Aguardo um retorno! :)

Bons estudos!

Desculpe se não fui muito claro, vou tentar explicar melhor. E quanto ao termo zipado, é o hábito, quis dizer compactado.

Durante a aula quando o instrutor exporta o arquivo .jar é criado um arquivo compactado que inclusive o próprio finder reconhece como um "zip archive" e o ícone do arquivo também tem a aparência de um arquivo zip."

Quando eu exporto o arquivo seguindo os mesmos passos, o arquivo que é criado parece ser um arquivo executável. O ícone aparece como JAR e o finder reconhece como "JAR Java archive".

Agora respondendo suas perguntas.

• Você consegue abrir o arquivo? Não consigo abrir o arquivo. Aparece a mensagem dizendo que o arquivo não pode ser iniciado. Inclusive criei uma pasta dentro do projeto java como é pedido na aula, coloquei o arquivo lá dentro e dentro do eclipse o arquivo nem aparece.

• Você tem algum software de compactador e descompactador como o Winrar? Sim, tenho. Ao descompactar ele cria apenas uma pasta com o nome "META-INF" com o arquivo "MANIFEST.MF".

Obrigado pela atenção!

solução!

Pelo fato de o arquivo não ser reconhecido dentro do Eclipse, acabei dando uma preocupação exagerada ao fato de o visual do ícone no finder não parecer um arquivo compactado e acabei descobrindo que isso não interfere em nada.

Instalei o 'Eclipse Zip Editor' através do 'Eclipse Marketplace', coloquei o arquivo novamente dentro da pasta do projeto e aí sim ele foi reconhecido e pude adicionar ao build path.

Observando melhor a função desse complemento 'Eclipse Zip Editor', ví que não fazia sentido ter funcionado só pelo falo de eu tê-lo instalado. Então para meu alívio e ao mesmo tempo inconformismo por não ter observado um detalhe tão simples, descobri que o erro estava na maneira com que eu importava o arquivo jar para meu projeto no Eclipse.

Conclusão:

• Diferente de como o arquivo jar aparece na tela do instrutor, no meu sistema (macOS Big Sur) não tem aparência de arquivo compactado porém ele age como um, está tudo certo com o arquivo.
  • Os arquivos não podem ser manipulados diretamente através do finder (no caso do Windows seria o Windows Explorer). Eu estava colocando o arquivo manualmente através do finder na pasta criada pelo Eclipse, mas é um procedimento incorreto. O arquivo precisa ser colocado na pasta através do ambiente do Eclipse