Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

eclipse:eclipse

Caros,

no curso o comando mvn eclipse:eclipse é usado com bastante frequência para configurar o Eclipse com o projeto trabalhado. Entretanto o Eclipse possui atalho e comandos para converter um projeto para Maven.

No dia a dia, vocês ficam chaveando Eclipse / linha de comando para executar este comando ou isso foi apenas para mostrar o funcionamento do Maven + Eclipse?

3 respostas

Oi Daniel, tudo bem?

Nas versões mais recentes do Eclipse, você pode trabalhar de uma forma bem fácil com um projeto Maven mesmo, sem precisar converter e sem precisar gerar as configurações do Eclipse.

Se criado um projeto Maven pela linha de comando, basta ir no menu do Eclipse em: File > Import.... Na tela que aparecer basta selecionar a opção:

E na proxima tela, selecione a pasta do seu projeto Maven, o Eclipse irá reconhecer o pom.xml e você pode clicar em "Finish". Que o projeto deve aparecer no Explorer dele e você nem precisa utilizar mvn eclipse:eclipse. :)

Você pode também criar um projeto Maven a partir do prórpio Eclipse, etc. E uma vez importado, pode continuar utilizando a linha de comando para rodar os outros comando (package, etc). E pode tambem importar o projeto em outras IDEs.

Já está nos planos a atualização desse curso para que essa parte do Eclipse seja mostrada. :)

Faz sentido?

Abraço!

Faz todo sentido sim. Isso traz mais produtividade. Não acho produtivo ficar chaveando eclipse/linha de comando.

Achei importante a exibição dos comandos via linha de comando, mas entendo que tudo pode ser feito via eclipse e isso não foi mostrado.

solução!

Oi Daniel,

o novo curso de maven foi lançado! A versão do Eclipse já é a mais nova e você já pode conferir as facilidades que eu comentei.

Você pode acessar o novo curso aqui: https://cursos.alura.com.br/course/maven-build-do-zero-a-web

Espero que goste!

Abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software