estou escrevendo echo olá mundo no bloco de nota e salvando como .bat. Porem quando vou fazer a leitura do arquivo no dos aparece com esse erro Ol├í Mundo! . como corrigir ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
estou escrevendo echo olá mundo no bloco de nota e salvando como .bat. Porem quando vou fazer a leitura do arquivo no dos aparece com esse erro Ol├í Mundo! . como corrigir ?
acredito que deve estar dando erro por causa do acento no "olá", tira o acento e faz o teste
sem acento vai, mas sem acento não !
Olá!
por padrão, os arquivos ".bat" não "entendem" os caracteres UTF-8, então vc deve adicionar um comando no inicio do script.
chcp 65001
O comando "chcp 65001" serve para definir a página de código UTF-8 para um arquivo ".bat". Isso é necessário para que caracteres especiais, como acentos, sejam exibidos corretamente no console do Windows.
O número 65001 é o código da página de código UTF-8. O UTF-8 é um padrão de codificação de caracteres que suporta todos os caracteres do mundo, incluindo caracteres especiais.
Quando o comando "chcp 65001" é usado em um arquivo .bat, ele define a página de código UTF-8 para o console do Windows enquanto o arquivo .bat estiver sendo executado. Isso significa que caracteres especiais serão exibidos corretamente no console, mesmo que o arquivo .bat contenha caracteres que não sejam suportados pela página de código padrão.
"chcp" significa "Change Code Page". Ele é usado para definir a página de código do console, que é um conjunto de caracteres que são usados para representar texto. A página de código padrão do Windows é CP1252, que não suporta caracteres especiais.
Para usar o comando "chcp 65001" em um arquivo .bat, basta adicionar o comando ao início do arquivo. Por exemplo, o seguinte comando definirá a página de código UTF-8 para o console do Windows enquanto o arquivo "teste.bat" estiver sendo executado:
chcp 65001
@echo off
echo "olá mundo"
esperop ter ajudado! :)