5
respostas

echo %java_home% não retorna caminho

Ao digitar echo %java_home% retorna "ECHO está ativado." Se eu der um set na linha de comando encontro "JAVA_HOME=" Como eu posso arrumar para que echo %java_home% retorne o caminho?

5 respostas

Essa instrução está descrita na aula (https://cursos.alura.com.br/course/prompt/task/13748). O %java_home% não tem diretório associado.

A sintaxe para adicionar a variável com o diretório é:

// Criando a variável PASTA_CÓDIGO
set PASTA_CODIGO=C:\Users\caelum\codigo

Segundo a aula e a transcrição da mesma echo %JAVA_HOME% retorna C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_65

Quando eu dou o comando echo %JAVA_HOME% meu cmder retorna ECHO está ativado.

Eu segui exatamente as instruções da aula ,porém java_home não aponta corretamente para o diretório.

ERROR: JAVA_HOME is set to an invalid directory. JAVA_HOME = " " Please set the JAVA_HOME variable in your environment to match the location of your Java installation

Nayara, o caminho da variável foi atribuído em algum momento? A instalação do Java não faz isso por padrão. Aparentemente, o caminho da variável está vazio, portanto nada é exibido. Acredito que a variável não foi inicializada no sistema, você já tentou inserir o comando

set java_home="C:\Program Files\Java\jre1.8.0_144\bin"

?

Lembrando que o set apenas salva a variável temporariamente. É necessário utilizar o comando "setx" exclusivamente no CMD como administrador para que a variável de ambiente seja salva permanentemente. Ex.:

setx java_home "C:\Program Files\Java\jre1.8.0_144\bin" /m

Espero que isso tenha ajudado no problema que você está enfrentando.

Sim eu rodei esse comando no cmd! E deu certo, engraçado que ao rodar o rapidEE a variável java_home dentro de variáveis do sistema estava com o caminho correto, e a variável dentro da aba variáveis do usuário estava vazio o diretório! Aí eu arrumei o diretório por ali mesmo.

Boa Leonardo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software