Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

É usual criar "header.css" e "footer.css"

Boa tarde.

Como estou aprendendo a pensar em orientação a objeto, pareceu-me interessante criar os arquivos "header.css" e "footer.css" e importá-los com a tag "link", isolando assim a configuração desses elementos em arquivos próprios.

<link rel="stylesheet" href="reset.css">
<link rel="stylesheet" href="header.css">
<link rel="stylesheet" href="style.css">
<link rel="stylesheet" href="footer.css">

Eu fiz e deu certo.

Minhas duvidas são: Isso é comum? É boa prática? Há algum problema nisso que não seja aparente pelo projeto ser simples?

2 respostas
solução!

Olá Guilherme, tudo bem com você?

Na verdade é sim, neste primeiros cursos, o objetivo maior é ensinar e explicar as propriedades, na questão de arquitetura de projeto vamos ter outros cursos como o de Arquitetura CSS e o de Arquitetura com Componentes

E você foi indiretamente para esse último tipo de arquitetura, onde a gente pega pontos específicos do html e define ele como um componente, pode ser um footer, um header, um card, e dessa maneira a gente quebra o nosso css em mais arquivos, ao invés de representar uma página inteira, começa a representar pequenas partes

A vantagem é a mesma da Orientação a Objetos, ao invés de ter um código que faz tudo procedural, tenho partes isoladas em classes que podem se reaproveitadas em várias partes do sistema, no nosso caso, em outras páginas que tenham esses mesmos elementos :)

E na verdade não tera problemas nenhum em seguir dessa forma, a grande questão é que quando estamos trabalhando com vários arquivos precisamos tomar cuidado para não haver conflito de estilos, por exemplo:

Se o footer.css mudar a maneira que o nav funciona, como ele vem após o header.cssirá alterar as propriedades, mas para isso nos outros cursos é ensinado padronizações como o BEM para evitar que esse tipo de coisa aconteça :)

Abraços e Bons Estudos!

Muito obrigado Geovani.

Como pretendo partir pro back-end assim que finalizar o curso de iniciante, provavelmente vai demorar para eu ver esses cursos que você me indicou. Mas com uma resposta tão completa, agora sei as vantagens, riscos e pra onde ir se quiser me aprofundar. Muito obrigado mesmo.

Abraços!