De início não consegui entender, mas depois parei e descansei a mente. Quando voltei entendi. além disso fiquei testando no python para android. Para aqueles que estiverem com dúvidas, assim como eu. Vou tentar explicar. O código é:
import numpy as np
dados = np.array(
[
['Roberto', 'casado', 'masculino'],
['Sheila', 'solteiro', 'feminino'],
['Bruno', 'solteiro', 'masculino'],
['Rita', 'casado', 'feminino']
]
)
Ele pede somente o nome e o estado civil dos homens. A primeira etapa é selecionar todas as linhas. Para isso:
dados[0:4]
Como é do inicio ao fim, os numeros podem sair, ficando dados[::]. Apos essa etapa de seleçao das linhas , precisa escolher apenas o sexo masculino. Que estao mas linhas 0 e 2. Para isso precisamos mostrar a primeira linha (0)pular uma e imprimir a terxeita (2). Para isso escrevemos.
dados[::2]
Nessa parte estarao apenas os homens com toda a informacao. mas o sexo deve ser omitido, como pede o exercicio. lembrando que a primeira parte seleciona as linhaa, depois da virgula as colunas. Como queremos apenas as primeiras escrevemos:
dados[::2, :2)
Depois da vírgula estamos selecionando até a segunda coluna. Eu apanhei bastante, mas acho que entendi. Mas vou praticar mais, vi pessoas resolvendo de outro modo, bem interessante, mas não compreemdi bem.