3
respostas

e se quero trabalhar apenas com photoshop

Estou fazendo design gráfico, que me introduz ao illustrator. Porém, e se na minha vida depois do curso eu quiser trabalhar apenas com photoshop?

3 respostas

Bom dia Caio, tudo bem 8D.

O Design gráfico acaba sendo um pouco mais amplo do que o software, então o fato do percurso de aprendizagem você passar pelo Ilustrator é por que para explicar determinado conteúdo de composição, ou criação este software é didaticamente melhor.

Além deste fato, a semelhança entre os dois software é enorme, então dentro do seu processo de aprendizagem, entendendo o software Ilustrator primeiro (mesmo que apenas o básico), quando você de fato buscar o photoshop como software de uso final, seu know how sobre o Photoshop será bem mais fluido, dinâmico e eficaz.

Ou seja, este é um processo de aprendizagem que baseado em outros depoimentos ajuda em um desenvolvimento mais fluido para o design e os softwares gráficos.

Um exemplo legal é que normalmente quando se aprende PHOTOSHOP antes as pessoas levam um tempo maior para entender e se adequar à um software vetorial, e quando acontece o contrário aprender o PHOTOSHOP é bem mais rápido, além dele possuir ferramentas vetoriais semelhantes ao ilustrator.

^^ Mas claro, tudo é uma questão de escolha, você pode muito bem simplesmente pegar cursos e material apenas de Photoshop se for do seu interesse, hehehe. Apenas é uma indicação da equipe de ensino esse percurso.

Um abraço, e bons estudos 8D

Ah, outra pergunta. E se eu não tiver como pagar o Illustrator, e sim só o Photoshop. Como farei as atividades dos cursos do Illustrator?

Olá Caio ^^

As ferramentas e técnicas ensinadas nos cursos, apesar de utilizarem dos softwares de maior aceitação no mercado, não se fecham apenas em ferramenta.

Então você consegue por muitas vezes acompanhar o desenvolvimento dos cursos em softwares semelhantes, como o GIMP (que se assemelha ao photoshop e é gratuito) e no caso do illustrator o INKSCAPE(que se assemelha ao softwares vetoriais como o ilustrator).

Obviamente vai ser uma acompanhamento diferente, com uma certa dificuldade, mas as técnicas empregadas sobre cor, forma, composição são as mesmas em qualquer um deles.

Então enquanto você não consegue acesso a alguma ferramenta, você pode utilizar ferramentas semelhantes para absorver o conteúdo.

Um abraço