2
respostas

E se eu tivesse outra informação?

Na tabela com a ficha dos alunos, matrícula, nome, unidade e curso utilizamos como referencia o número de matrículas para procurar e localizar as infos da ficha. Mas, se eu tivesse o NOME do aluno, eu conseguiria puxar as outras informações se apenas eu alterar o campo do NOME e não o da matrícula?

2 respostas

Oi Rafaella tudo bem?

O procv só permite buscar como referência uma coluna, então você teria que modificar a fórmula para funcionar. Mas é possível sim, lembrando que tem que deixar os nomes em ordem alfabética e teríamos problemas com nomes comuns tipo João da Silva. O ideal é deixar na matrícula mesmo.

Espero ter ajudado!!

Se as colunas estiverem nesta ordem, da esquerda para direita (matrícula, nome, unidade e curso) e se você mudasse o primeiro parâmetro de procv() para ser o nome, aconteceria o seguinte:

  • Você conseguiria recuperar a unidade e curso do respectivo nome;
  • Você não conseguiria recuperar a matrícula, pois esta coluna está à esquerda da coluna cujo valor se está procurando (no caso, pelo nome);
  • Pará recuperar a matrícula a partir do nome, você teria que duplicar a coluna nome deixando-a mais à esquerda e colocando-a no intervalo da fórmula do procv();
  • Você não precisa ordenar a coluna nome, desde que faça uma busca pelo termo exato (o quarto parâmetro de procv() deve ser FALSO ou 0);
  • Se duas ou mais pessoas tiverem exatamente o mesmo nome, ele irá retornar a informação do primeiro nome que encontrar (de cima pra baixo). Por isso que não dará erro, mas não é uma boa solução usar o nome (ou outra informação que possa se repetir) porque jamais irá retornar resultado dos outros nomes repetidos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software