Caso eu queira criar mais de um botão em minha página, cada um com uma função diferente, como eu usaria o button.onclick? Como o programa vai saber qual dos dois (ou mais) botões puxar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Caso eu queira criar mais de um botão em minha página, cada um com uma função diferente, como eu usaria o button.onclick? Como o programa vai saber qual dos dois (ou mais) botões puxar?
Oi Bruno tudo bem ?
Uma maneira que podemos fazer isso é usar um identificador exclusivo para cada botão.
<button id="button1">Clique-me</button>
<button id="button2">Clique-me</button>Depois chamamos cada botão, pelo seu identificador:
var button1 = document.querySelector("#button1");
var button2 = document.querySelector("#button2");Repare que antes de button1 e button2, foi utilizado o # indicando que queremos selecionar um elemento HTML de acordo com o ID dele.
A formação de JavaScript aqui da Alura, aborda esses e outras vários assuntos.
A # é necessária no querySelector? É porque atribuímos o id ao botão?
Isso mesmo
# é um seletor CSS que representa id. Como o idé único, o JavaScript entende que vamos pegar o botão 1 ao invés do botão 2.