1
resposta

E se eu já uso Linux há 20 anos e não suporto o Windows, posso continuar sem o WSL ?

Já faz 20 anos que abandonei o Windows para work flow em PCs, usava Gentoo, passei pelo Debian, Arch, Ubuntu, Fedora, além de curtos períodos de experimentação com outras distribuições. Lançar um curso que lida com o Linux supondo que o usuário obrigatoriamente instalou e está acessando o seu conteúdo com o Windows é um pouco estranho, no meu ponto de vista.

Mas tudo bem, estou aqui para aprender, mas me pergunto se eu poderia usar exclusivamente o Linux, seja qual for a distribuição, e seguir tranquilo sem precisar comprar uma licença de Windows. Darão suporte ou preciso seguir rigorosamente o plano de ensino ?

A propósito, para acessar a internet, ver vídeos, digitar textos, não preciso de nada especial. Por exemplo, estou acessando esse conteúdo usando um Orange Pi 5, que é uma plataforma SOC da Rockchip, ARM. Não tenho suporte para instalar Windows nesse dispositivo, embora seja bem possível que outros usuários tenham se dedicado a isso. Se a resposta acima for pelo rigor, vou ter que trocar de Desktop.

1 resposta

Olá José, tudo bem?

No curso, o uso do WSL é sugerido principalmente para quem está utilizando o Windows e deseja ter acesso a um ambiente Linux sem a necessidade de configurar uma máquina virtual ou dual boot. Mas, se você já está confortável e habituado a trabalhar diretamente em um sistema Linux, não há necessidade de mudar para o Windows.

Você pode continuar usando sua distribuição Linux para seguir o curso. A maioria dos comandos e ferramentas que você aprenderá deve funcionar de forma semelhante no Linux nativo. Pode surgir algumas diferenças em comandos devido a especificidades do WSL. Nessas situações, vale consultar uma IA para verificar, qual o comando seria equivalente. Normalmente funciona bem.

Se em algum ponto algo não funcionar como esperado, compartilhe no fórum que tentaremos juntos encontrar uma solução.

Espero ter esclarecido. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!