Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

E se a recompensa não for o bastante?

Olá.

Queria deixar a dúvida sobre o que fazer quando, ao tentar criar um novo hábito, a recompensa não parece ser o suficiente para justificar a rotina.

Por exemplo, eu quero escrever ao menos três parágrafos por dia de um livro que planejo. Mas ao terminar, ao invés de sensação de dever cumprido, eu sinto que o que escrevi não foi bom o bastante, ou que eu poderia ter feito mais em menos tempo. O mesmo vale para arrumar a casa, exercícios físicos e etc.

O que se faz nessas situações?

1 resposta
solução!

Eu te entendo, mas acredito que nesse caso, você se cobra demais. Isso acontece demais comigo, é algo que eu tento administrar e nessas horas eu me lembro de uma frase que meu professor no curso de design gráfico sempre dizia: "O feito é melhor do que o perfeito". Sempre que eu finalizo algo, eu fico com essa sensação de que poderia ter feito mais ou melhor ou em menor tempo. Buscando me policiar, eu estabeleço prazos máximos e ao final desses prazos, eu me forço a não mexer mais no que eu fiz e busco internalizar que eu fiz o melhor que era possível naquela situação e que ainda que não tenha ficado tão perfeito quanto eu sempre desejo, na próxima vez eu certamente vou fazer melhor, pois terei mais experiência. Outra possibilidade é rever as recompensas, buscar um sentido maior no hábito que você está trabalhando.