Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

E se a planilha quisesse o sobrenome?

No vídeo ela mostra como procurar o nome, porque a função localizar pode procurar a partir do começo da célula. Como que eu faria se eu precisasse do sobrenome dos funcionários?

3 respostas
solução!

Oi Bianca, tudo bem ?

Tem várias estrategias, uma delas seria fazer basicamente a mesma coisa, contudo você teria uma coluna sobrenome e faria a busca por lá, receio que essa possa ser uma das formas mais viáveis.

Okay, muito obrigada!

Olá!

considere o seguinte valor na célula A1: primeiro segundo TERCEIRO

Na célula B1 você pode colocar a seguinte fórmula: =EXT.TEXTO(A1;LOCALIZAR(" ";A1)+1;LOCALIZAR(" ";A1;LOCALIZAR(" ";A1)+1)-LOCALIZAR(" ";A1)-1)

Explicando:

A função EXT.TEXTO pode ter 3 argumentos separados por ";".

Acompanhe aí na função acima: - primeiro argumento = local de onde extrair o texto.

  • segundo argumento = posição inicial para começar a extrair. Neste caso, a função LOCALIZAR() está procurando o primeiro " " (espaço em branco) a partir do início da célula A1. Ao localizar ele traz o número referente a essa posição do espaço, então você soma +1 para que o valor inicial da extração seja o próximo caractere, ou seja, a primeira letra do segundo nome.

  • terceiro argumento = quantidade de caracteres a se extrair a partir da posição definida no argumento anterior. Neste passo foram localizados mais 3 localizar da seguinte forma: O primeiro localizar contém procura " " na célula A1 mas, como queremos o segundo " " da célula, o terceiro argumento deste localizar é outro localizar que busca o primeiro " " e soma +1, ou seja, este localizar está dizendo para o terceiro argumento que a posição inicial para procurar o " " é a partir do primeiro caractere do segundo nome. Feito isso, ele vai te trazer a posição (desde o começo da célula) deste primeiro " " após o segundo nome. Após esta conta, usamos o último localizar para achar novamente o primeiro " ". Veja que se está subtraindo a quantidade de caracteres totais até o segundo " " e subtraindo a quantidade de caracteres do primeiro " ", ou seja, com isso obtivemos a quantidade de caracteres do sobrenome! Mas tem um porém, ao localizar o segundo " " trouxemos a posição dele incluída e não queremos este espaço no final do sobrenome, por isso o "-1" ao final dessa operação.

Esta técnica só tem um problema: Caso o nome só tenha NOME + SOBRENOME este segundo espaço não será localizado e vai dar erro! só serve com 3 ou mais. Se tiver preposição, vai trazer a preposição. rsrsrs! teria que colocar vários SE() aninhados pra verificar se existe outro espaço bem como pra verificar se existe preposição mas a função fica gigantesca. rsrsr!

Recomendo o seguinte, use o preenchimento relâmpago. Preencha as células de A1 a A10 com vários nomes e sobrenomes. Pode ser Primeiro Segundo, Primeiro Segundo Terceiro, etc. Na célula B1 começe a digitar o sobrenome do A1 e tecle ENTER. Faça o mesmo no B2 e B3. Ao começar a digitar em B3 o Excel vai te sugeir o autopreenchimento, pois ele vai detectar o padrão. Tecle ENTER e as demais serão preenchidas. Mas este modo não monitora as células quanto a alterações. Se adicionar ou alterar nomes, comece a digitar a sequência na coluna B novamente para ele "sacar" o padrão e te sugerir novamente.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software