Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

É possivel utilizar os recursos do Spring Security para utilizar o Login e Senha de Usuário do sistema operacional em um sistema hospedado na nuvem?

Não sei se estou postando essa dúvida no local correto, mas só por curiosidade, queria saber se é possível pegar de algum modo, o Login e Senha do usuário do sistema operacional (Windows) e utilizar para realizar a autenticação em um sistema na nuvem usando Spring MVC, se sim, o que eu teria que fazer para implementar essa função de maneira correta e segura?

Acho que o Spring Security tem alguma função pronta para pegar o login do usuário do sistema mas não encontrei exemplos de como implementar.

Obs: Sou iniciante e estou aprendendo a desenvolver sistemas agora, se alguém com mais experiência souber me responder esta duvida, eu agradeço, caso tenha algum tutorial qualquer pela internet ou outras alternativas de como implementar já é de muita utilidade.

Obrigado

2 respostas
solução!

Olha, eu nunca fiz. Se for algo mais robusto, acho que você precisa de algo como o spring-security-ldap => https://spring.io/guides/gs/authenticating-ldap/

Ele também deve dar suporte para o active directory, que parece ser mais usado em ambientes windows. Se for pegar o usuário logado máquina mesmo, talvez tenha alguma outra forma mais simples.

Tenta fazer todos os cursos de spring antes, para pegar uma base do framework. Se não está seguro com java ainda, faz mais cursos da carreira, antes de encarar essa aí.

Valeu pela dica, eu vou dar uma lida nessa documentação e ver o que como posso implementar, acho que por enquanto vou implementar o login tradicional depois vou partir para o mais complexo.

É até estranho porque estava pensando em comprar um livro de Spring MVC, e o autor do livro me respondeu em menos de 10 minutos, muito show o time de vocês.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software