Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

É possível utilizar a pesquisar após os processos de observação e empatia?

É possível utilizar a pesquisar após os processos de observação e empatia?

1 resposta
solução!

Oi Luiz Pedro!

Sim, é possível utilizar as três abordagens em qualquer ordem para obter mais informações na etapa de imersão. O importante é ver em qual contexto essas estratégias mais se encaixam e o quanto que ela agregaria às suas descobertas.

Observe o caso da Laura, por exemplo: Por ela já estar diretamente imersa na loja e no seu dia-a-dia, foi mais válido utilizar as estratégias de Observação e Empatia. Usar uma estratégia de pesquisa seria mais difícil para ela, pois ela não tem um conhecimento mais profundo de análise de dados e elaboração de entrevistas, tornando o processo ainda mais trabalhoso. Dessa forma, essa estratégia foi descartada no seu processo de imersão.

Por conta disso, muitas vezes a estratégia de pesquisa acaba sendo mais utilizada por indivíduos e empresas que possuem esses conhecimentos, gerando respostas mais ricas para os responsáveis pela imersão. Então essa estratégia pode sim ser utilizada, desde que aplicada com os devidos cuidados.

Espero que esteja curtindo o curso! Muito sucesso e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software