É possível usar apenas um resistor, o resistor transforma o valor da corrente de uma fileira da protobord, eu levo os fios dessa fileira para a entrada de cada um dos LED. Assim não precisa usar tantos resistores. Funcionaria?
É possível usar apenas um resistor, o resistor transforma o valor da corrente de uma fileira da protobord, eu levo os fios dessa fileira para a entrada de cada um dos LED. Assim não precisa usar tantos resistores. Funcionaria?
Bom dia Rodrigo, tudo bom?
Eu imagino que não é possível utilizar apenas um único resistor nesse circuito. Você pensou em colocar um único resistor entre o terra e uma trilha onde seriam ligados os 4 leds, correto?
Pense que como cada led acende individualmente, a corrente vai variar de acordo com a quantidade de leds acesos.
Se eu tiver um único led aceso o circuito tem uma entrada de 5V, já quando eu tenho 2 led temos duas portas de 5V jogando energia no sistema. E com isso o resistor não vai conseguir retirar amperagem suficiente do sistema e o led pode queimar.
No caso de você colocar um resistor mais forte para suportar os 4 leds acesos. Quando vc ligar apenas um ele vai acender muito pouco ou nem acender.