Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

é possivel Sicronizar com mysql o sqlite

é possível eu fazer sincronização com mysql no android não usando webserve

10 respostas

Oi Daniel, tudo bem ?

Possível é, contudo é fortemente não recomendando por inúmeras questões, entretanto vou deixar a mais forte pra tu pensar sobre: segurança.

Pensa que pra tu ter acesso ao banco de dados, tu precisa ter url, usuário e senha, isso tudo hardcoded no app, qualquer pessoa mal intencionada vai ter acesso livre ao seu banco e pode fazer o que quiser com seus dados.

Hummm entendi tipo caso ele consiga bular poderá ver a senha e nome mais sobre webserve qual segurança eu teria pra um elemento não fazer a mesma coisa que poderia no android ?

amigo eu tenho um servidor em casa internamente pra a família usar e pra eu n ter o trabalho de criar web serve queria usar essa solução pra uso próprio :) poderia me indicar um link sobre esse url com acesso ao banco pq eu tentei usar o Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://MEU_IP:3306/app300","usuario","senha"); ele n foi da erro mais o app n quebra :(

A diferença que num web service você em tese está muito mais protegido por usar alguma estrutura e sua aplicação ficar escondida.

No android, como o fonte vai pra cada dispositivo você meio que deixa isso bem mais aberto, sabe ?

sim... entendi obgd :) caso o elemento abra o app por codigo fonte só vai ter o link das paginas e função nd referente ao nome do banco etc..

O Room é para soluções offline.

A galera do Android tem suporte para os drivers, como a gente pode ver aqui: https://developer.android.com/reference/java/sql/DriverManager

Entretanto eu nunca vi ninguém fazendo.

Um fato que talvez possa levar em consideração é que como as vms são diferentes pode ser que isso afete no resultado final, dado que os drivers são altamente focados para rodar com a jvm.

Humrum dei uma olhadinha obgd é oq eu esperava eu n sabia q ele precisaria do ResultSet pra mostrar os dados etc .. com o banco de dados :) como é pra uso pessoal não tem risco né? Pois só vai ter acesso a 3 pessoas n terar essa possibilidade será possível acoplar ao ROO

Recomendação sempre vai ser fazer um webservice para isso, entretanto se quiser fazer, por conta e risco, segue em frente.

Como vc disse são só 3 pessoas que irão ter acesso, então em tese não devia ser um grande problema.

O risco só vai ser se outra pessoa não for desse grupo e tiver o app correto ?

Outra coisa sobre esse mundo de tecnologia como tenho um servidor próprio pra uso pessoal como o servidor tem um ip e caso tenha esse acesso entre esse grupo é possível outro app descobrir alguma coisa referente a ele ou algum método fora do meu celular ? sinceramente proteger servidor próprio é complicado kkk

solução!

Em tese sim, esse é o maior risco.

Outro risco, é que pode ser que algum app já instalado fique fazendo esse tipo de ronda nos apps pra checar vulnerabilidades e acabe captando o seu código e tals, mas isso é beeeeeeem difícil de ocorrer.

Em tese sim, alguns apps podem ficar ouvindo as requisições que você faz, mas no final acabando sabendo ips e afins.

Se for um caso de teste mesmo, deixa rolando mesmo e segue o jogo.