1
resposta

É possível passar pela zona de estresse sem desanimar e não ficar ansioso?

Olá, bom aprendizado a todos! Início a minha discussão com um momento/experiência que passei no processo de aprendizagem da linguagem de programação. Em 2023 comecei a cursar o curso de técnico em informática para internet, logo nas primeiras aulas sobre o linguagem python de programação, me veio ansiedade, medo, receio de não dominar, e ao passo de ficar mais "difícil," mas ficar desanimada e ansiosa. Essa sensação só veio a passar, ao adquirir conhecimento, realizar um plano de estudo, ter em mente que seria porque estava aprender e por ser algo "novo," que me tirava da zona de conforto, teria que adquirir conhecimento sobre a temática, para só assim, chegar na zona de aprendizagem. O gráfico desenvolvido por Mihaly Csikszentmihalyi é interessante para que se compreender que a zona de estresse é porque o que estamos aprendendo é novo, não temos domínio, então é necessário ter a clareza de busca conhecimento, ter um bom plano de estudo, para não desanimar. Deixo três dicas: Esta difícil o que esta estudando, busque conhecimento, vídeo aulas, artigos, pois só chegamos na zona de aprendizagem "buscando conhecimento." Tenha consciência que aprendizagem, sair da zona de conforto é fundamental. Tenha em mente que não saber ou ter dificuldade é porque você esta saindo da sua zona de conforto e aprendendo algo novo.

1 resposta

Olá, Maria! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua experiência e suas dicas valiosas! A ansiedade e o medo ao aprender algo novo são sentimentos comuns, mas é ótimo ver que você encontrou maneiras eficazes de lidar com isso.

Bons estudos!