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resposta

É possível otimizar esse código?

Então, consegui concluir o exercício final, porém achei que ficou bem grande o código e queria saber se tem como reduzi-lo:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && y >= 55) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, cores[contadorCor]);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

    function trocaCor(){

      //Troca para Vermelho
      if(x > xVermelho && x < (xVermelho + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
        contadorCor = 0;
      }
      //Troca para Verde
      else if(x > xVerde && x < (xVerde + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
        contadorCor = 1;
      }
      //Troca para Azul
      else if(x > xAzul && x < (xAzul + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
        contadorCor = 2;
      }

    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x;
    var y;
    var desenha = false;
    var cores = ['red', 'green', 'blue'];
    var contadorCor = 2;
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar; 
    tela.onclick = trocaCor; // avalia se o usuário clicou num quadrodo para trocar cor, se sim a cor a trocada

</script>
1 resposta

Olá, Gabriel! Tudo bem por aí?

Sua solução está correta, mandou bem.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Bons estudos e até mais!