Então, consegui concluir o exercício final, porém achei que ficou bem grande o código e queria saber se tem como reduzi-lo:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha && y >= 55) {
desenhaCirculo(x, y, 5, cores[contadorCor]);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function trocaCor(){
//Troca para Vermelho
if(x > xVermelho && x < (xVermelho + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
contadorCor = 0;
}
//Troca para Verde
else if(x > xVerde && x < (xVerde + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
contadorCor = 1;
}
//Troca para Azul
else if(x > xAzul && x < (xAzul + tamanhoQuadrados) && y > 0 && y < (tamanhoQuadrados)){
contadorCor = 2;
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x;
var y;
var desenha = false;
var cores = ['red', 'green', 'blue'];
var contadorCor = 2;
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = trocaCor; // avalia se o usuário clicou num quadrodo para trocar cor, se sim a cor a trocada
</script>