1
resposta

É possível liderar sem possuir um vasto conhecimento técnico?

Olá Boa tarde! Eu sou o Lael, líder de um time de qualidade de software e hoje o meu maior questionamento é sobre o meu conhecimento técnico sobre as atividades que o meu time realiza, sinto me muitas vezes incomodado de não conseguir ajudar em todos os assuntos, como posso resolver essa questão interna minha?

1 resposta

Você não precisa saber tudo. Não precisa dominar todas as áreas. Você possui uma equipe que atende diversos tipos de necessidade. E por isso você é o líder. Sempre que possível aprenda um pouco sobre cada membro da sua equipe no que ele é bom, o que ele faz, como faz. Mantenha essas informações atualizadas, pois quando esse profissional precisar da sua ajuda, você saberá do que ele precisa, pois tem um certo conhecimento sobre a área de atuação dele. Se a dúvida for mais complexa, diga á ele que vai analisar a demanda e irá posicioná-lo sobre o assunto, e busque entender a dúvida para depois tentar orientar. É dessa forma que você agrega valor e expande sua área de conhecimento. Não adianta você ficar incomodado, você deve sim preparar seu emocional para manter a calma quando não entender sobre um certo tema, se seu liderado está com dificuldades sua função é auxiliá-lo na solução preparando materiais, conversando sobre o tema, indicando alguns vídeos. Repito que o importante não é você ter total conhecimento sobre todas as atividades realizadas pelo seu time, mas sim saber como agir quando surgirem as dúvidas deles. E se você é o líder, é devido à sua capacidade, tem um motivo para estar onde está.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software