2
respostas

É possível Ikigai sem pensar no mundo inteiro?

Aquilo que ama, aquilo que é bom em fazer, aquilo que você pode fazer e receber algo em troca e aquilo que o mundo precisa são os quatro pilares do Ikigai. Contudo, a questão maior para mim é sobre o mundo, pois estamos falando de que mundo? De qual visão de mundo? Quando eu coloco o mundo, no nível e conceito, mais prático, palpável e realista, eu vejo que o mundo precisa de comida, de alimentos para as pessoas que morrem de fome. Vejo que o mundo precisa de medicamentos, vacina (postagem feita em meio a pandenia do Corona Vírus COVID 19). Essa relação entre os outros três pilares e o pilar do mundo, não me ficou muito claro.

2 respostas

Oi Raphael,

Entendo que o IKIGAI tem a ver com o que podemos fazer, não posso acabar com a fome do mundo, mas posso buscar um asilo ou orfanato, por exemplo, para me voluntariar na ajuda com a compra de alimentos e produtos de higiene pessoal, por exemplo. Acredito que tem a ver com a n ossa capacidade de ação. Faz sentido?

Faz sentido. Realmente ficar mais harmonioso entre os pilares do Ikigai, quando eu conceito mundo, como o meu mundo, o mundo ao meu redor, o mundo que meu olhos vêem.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software