Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

é possível ignorar as mudanças feitas no próprio arquivo .gitignore?

Prezados, percebo que basta apenas incluir o nome/extensão de um arquivo qualquer que se deseja ignorar no .gitignore, e então salvar este último, para que funcione o recurso de ignorar arquivos no Git. Em outras palavras, não é necessário consolidar a alteração do .gitignore via commit para que tal recurso funcione. Entretanto, o .gitignore sempre é indicado como modificado ao se usar o comando git status, logo após o ato de salvar o referido arquivo.

Eu gostaria de ignorar as alterações do .gitignore, tendo em vista que ele não é um arquivo pertencente à atividade fim do meu projeto (como, por exemplo, os arquivos html são), mas sim um mero arquivo auxiliar da ferramenta de controle de versão. Tentei inserir seu nome, ou seja, o texto ".gitignore" (sem aspas), dentro do próprio arquivo .gitignore, mas isso não funciona. Pelo que pude observar no Stack Overflow (https://stackoverflow.com/questions/10176875/add-gitignore-to-gitignore), isso de fato não seria possível. Eu gostaria que alguém confirmasse, corrigisse ou contribuísse de qualquer forma com esse entendimento.

2 respostas
solução!

Não responde sua pergunta, mas existe outra alternativa de ignorar arquivos.

Por projeto:

.git/info/exclude

Por usuário:

~/.config/git/ignore

O git não examina esses arquivos, então não vão ficar aparecendo em status. Mais informações podem ser obtidas em: https://developers.redhat.com/blog/2020/02/25/how-to-ignore-files-in-git-without-gitignore

Interessantes informações, Miguel. O caminho para o arquivo relativo ao usuário provavelmente é diferente no Windows. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software