1
resposta

É possivel gerar as entidades a partir do banco de dados já criado?

É possível criar as classes do modelo a partir de um banco de dados já criado? No caso, estou trabalhando em um projeto onde já temos o banco, e queria "passar a usar" doctrine, mas não queria ter o trabalho de criar todas as classes na mão.

1 resposta

Olá, Adriano! Tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora em responder o seu tópico.

Sim, é possível gerar as entidades a partir de um banco de dados já criado utilizando o Doctrine ORM. O Doctrine oferece uma ferramenta chamada "Reverse Engineering" que permite gerar as classes de modelo a partir do banco de dados existente.

Para utilizar essa ferramenta, você precisa configurar corretamente o Doctrine no seu projeto e ter acesso ao banco de dados. Em seguida, você pode executar o comando doctrine orm:convert-mapping seguido do comando doctrine orm:generate-entities para gerar as entidades a partir do banco de dados.

Aqui está um exemplo de como utilizar esses comandos:

$ vendor/bin/doctrine orm:convert-mapping --from-database annotation src/Entity
$ vendor/bin/doctrine orm:generate-entities src/Entity

No exemplo acima, estamos gerando as entidades na pasta "src/Entity" do nosso projeto. Certifique-se de ajustar o caminho conforme a estrutura do seu projeto.

Lembrando que é importante verificar se a estrutura do banco de dados está corretamente mapeada para que as entidades sejam geradas corretamente.

Caso contrário, podem ocorrer erros durante o processo de geração das entidades.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software