2
respostas

É possível fazer a parte de usuários dentro da API Filmes ou não é recomendável? E publicação.

Eis minha dúvida: É possível fazer a parte de usuários dentro da API Filmes ou não é recomendável?

Outra coisa é, no caso de querer colocar as APIs estudadas (Filmes e Usuarios) em "produção" publicando no IIS, por exemplo, basta publicar cada API num site separado ou tem alguma forma de ter todos os arquivos das duas num só?

Como poderia publicar de tal modo que interagissem em ambiente de produção?

2 respostas

Boa noite, é possível, mas depende da arquitetura do projeto. Provavelmente o professor estava separando em pequenos serviços, para reduzir o escopo evitar que um monolito seja criado, assim, temos vantagens na manutenção, deploy, etc. com "microserviços";

Não conheço uma forma de colocar os dois em um só. Apenas criando um projeto com os dois controllers (Filmes e usuários)

Como poderia publicar de tal modo que interagissem em ambiente de produção?

O que você chama de interação? Uma API pode consultar a outra enviando requisições HTTP. Bibliotecas como RestSharp facilitam este trabalho. Mas em produção, em vez de chamar direto, talvez seja melhor criar um gateway para facilitar a troca futura de endereço dos serviços (migrar para outro servidor, por exemplo), assim, a aplicação não teria downtime.

Entendi Diogo! Muito obrigado.

A interação de que falo seria porque uma API está integrada na outra daí fazendo deploy no IIS cada uma iria numa publicação separada pelo que entendi. Aí minha dúvida era se rodaria normalmente nesse tipo de ambiente ou não.

Vou pesquisar por RestSharp e Gateways. Estou tentando me aprofundar no uso de segurança nessa parte de publicação (e comecei estudando o IIS).