Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

É possível exportar o site criado no WordPress para meu computador?

Boa tarde, galera. Um amigo meu está fazendo um site no WordPress, então ele me perguntou se é possível exportar os arquivos de HTML, CSS, Javascript e as imagens para o computador dele.

Como não sei nada de Wordpress e não achei nada na internet que respondesse essa pergunta, resolvi perguntar a vocês.

É possível?

Desde já, agradeço. Valeu!

15 respostas

Oi Eduardo, ele fala do wordpress.com? Até onde sei, ele pode conseguir exportar o conteúdo, mas os arquivos do site em si não. A não ser que tenha algo nos recursos pagos da plataforma que possibilitem isso, neste caso já não sei.

Sim, wordpress.com mesmo. Ele queria exportar o código HTML, CSS e JS gerado. Hoje vou tentar fazer isso com ele.

Na verdade, ele queria pegar o site que ele gerou no WordPress e subir no servidor e domínio que ele comprou no HostNet.

Fala Eduardo!

Se a intenção é subir o site para um domínio próprio, talvez esse guia possa lhe ajudar: http://blog.redehost.com.br/wordpress/como-utilizar-seu-dominio-proprio-no-wordpress.html

:)

Ele pode instalar o WP normalmente no server dele. Após isto suba o template usado. Então baixa do site atual xml com as infos e sobe para o server.

Resumi, mas, as duas primeiras coisas ele saberá fazer, já que fez no atual. Somente a parte de exportar/importar os posts é que precisa buscar.

Abraço

Guilherme, mandei pra ele, vou aproveitar e dar uma lida tbm.

Leonardo, ele está começando o site agora. Nem tem postagem ainda.

Obrigado, galera. Depois volto aqui pra dizer se funcionou!

Entendi, bom, simplesmente trocar o domínio pode ajudar, mas você ainda está dentro das mesmas limitações dos serviços do wordpress.com.

Até onde sei, você não exporta nada de lá, mas se o usar o dominio personalizado já resolve, tá ótimo então! Abraço!

Show! Espero que dê certo! : )

Deu certo não. Ele contratou um serviço sem banco de dados na HostNet, e para migrar está pedindo para passar endereço do banco e outras coisas.

Ele tentou exportar, mas exportou um arquivo único todo em XML que ficou impossível de manter atualizando kkkk

Vamos ver o que ele arruma agora com o pessoal da HostNet.

Imaginei, o xml exportado, pode ser importado em outra instalação wordpress, assim ele pode trocar de serviço e usar domínio personalizado e tudo mais.

No fim das contas temos:

1- HTML + CSS;

2- Textos dos posts;

3- Imagens dos posts.

O item 1 ele consegue baixando o tema utilizado.

O item 2 ele consegue na exportação do xml, porém você disse que não o importa pois nem colocou tanta coisa.

O item 3 ele consegue acessando a parte administrativa e baixando as desejadas.

Agora, sobre nova hospedagem, ele precisa de PHP e Banco de Dados senão o Wordpress não funcionará (recomendam PHP versão 7 ou superior, MySQL versão 5.6 ou superior ou MariaDB versão 10 ou superior, suporte HTTPS - sendo que crei que ainda funcione uma versao anterior ao PHP7 porém não creio ter suporte mais e o HTTPS não seja obrigatório).

Isso ele pode ver no site Wordpress.

Na verdade ele não precisa do item 3, no 2, com o xml em mãos, o WordPress já oferece a opção de baixar as imagens.

Comentei para acessar a parte administrativa, pois creio que as imagens desejadas seriam somente, por exemplo, imagens de logo e coisas do tipo. Isto pois Eduardo comentou que ainda não há postagem.

Ele ainda não fez postagem nenhuma. Está no início do site dele. Porém, ele contratou um serviço de hospedagem sem banco de dados, o que impediu ele de usar uma hospedagem personalizada. Agora ele está vendo como contrata banco de dados fora do pacote que ele havia contratado.

solução!

Uma coisa que desde quando falou que ele não havia feito nada no site e que me intrigou foi: "se não fez nada, não há o que 'passar' para o computador".

Talvez ele e/ou você não saibam mas, há como fazer isto diretamente no computador. O WP é um CMS feito em PHP. Você pode emular um servidor PHP no computador e fazer uma instalação de um WP localmente; e fará parecer estar usando na web. Isto para efeito de edição/testes.

Instalar o XAMPP faz a parte de emular o servidor. Colocar os arquivos nas pastas certas, baixados do site do WordPress (não o site do seu amigo, mas "um site padrão 'do' wordpress", tipo uma base padrão) é a parte da instalação.

Bem... qualquer coisa adicional é soh chamar. Abraço

Por enquanto ele só fez a aparência, colocou a logo, definiu posição de elementos e tals. O problema é que ele começou a fazer na orelhada, nem estudou e veio me perguntar. E tipo, não manjo NADA de wordpress nem de PHP kkkk