É possivel criar plugins complexos com php? tem outra linguagem para isso? é possivel usar no meu site sem wordpress ou tenho que instalar o wordpress?
É possivel criar plugins complexos com php? tem outra linguagem para isso? é possivel usar no meu site sem wordpress ou tenho que instalar o wordpress?
Olá André,
Na programação você pode fazer tudo que a computação permitir.
A dica seria reaproveitamento de códigos, para não reinventar a roda.
Mas ao usar algo de terceiros, é bom saber o que está usando e para que serve.
Se tem disposição e conhecimento para criar algo novo, também é mais do que válido, pois isto só vai aumentar ainda mais o seu conhecimento e experiência, você ganha um controle maior, mas precisa pensar nos testes, segurança e documentação.
Gosto do Laravel por deixar padronizado o código e ainda deixa seguro pois você insere suas regras já com uma estrutura segura. O Wordpress, preciso ter um cuidado muito maior e manter atualizado backups e correções.
Atenciosamente Léo Moraes
entendi. mas é possivel eu colocar/criar uma função igual a um plugin que já existe, mas sem wordpress ? Eu estou em dúvida em aprender php ou js, porque pelo que eu vi as principais funções são em php mas não tenho certeza.
Olá André,
Você pode criar uma função igual, só não poderia importar ela quando outra função já está carregada. Assim como a classe não pode haver duas com o mesmo nome no mesmo arquivo.
Se a função que deseha alterar está dentro de uma classe, então você poderia extender (extends), e usar o mesmo nome da função para alterar seu comportamento.
o PHP roda no lado do servidor, se conecta a banco de dados e arquivos. Já o JS funciona no front (html), há portanto o NodeJS que funciona no back-end e substitui o PHP.
entendi, então para eu criar funções como algum plugin do wordpress (que geralmente são em php) pode ser tanto node.js quanto php?
Olá André,
os plugins para o wordpress são instalados dentro dele, e devem ser em php.
Se, além do plugin você tiver um serviço externo, digamos um sistema de estatísticas, ou que grava alguma informação, este sim poderia ser feito em qualquer linguagem e rodar em um outro servidor. Mesmo assim precisa fazer um plugin em PHP para ser instalado no Wordpress e que se conecta com outro serviço externo.
At+