Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

É possivel começar uma carreira como programador com 32 anos?

Boa noite, tenho 31 e estou começando a estudar programação. Tranquei a a faculdade de Ti na metade e pretendo voltar assim que minha situação financeira melhorar. Para falar a verdade ja estudei um pouco a alguns anos atras, mas nao tenha nada mais que noções.

Estou recomeçando do zero agora, faço 32 em dezembro, então acredito tentar entrar no mercado de trabalho em 2017 procurando algum emprego ou estagio ao menos. Minha experiencia profissional não tem nada a ver com a area.

minha duvida é, Sera que existe preconceito com alguem começando sem experiência na area com 32 anos? Sera que terei problemas como uma colocação no mercado?

15 respostas

Boa noite Luciano, Tenho 23 anos e trabalho como analista de sistemas em uma empresa de software. Não tenho nenhuma formação e também tenho grande interesse em atuar na área de programação. A empresa em que trabalho é de pequeno porte, lá convivo com pessoas de diversas idades atuando como programador, consultor, suporte etc. Creio que o mais importante é sua força de vontade, se você se dedicar e for bom no que faz, nada pode te impedir, independente de idade ou formação. Boa sorte em sua jornada, espero que com esse curso em 2017 todos nós estejamos afiados!

Alan Luigi Obrigado pelo incentivo. Na sua empresa, existe uma exigência muito grande de experiência no ramo?

Boa tarde Luciano! Nunca é tarde para começar os estudos. O importante é ter força de vontade e nunca desistir. Boa sorte.

Obrigado Rodrigo jacomimi. Minha preocupação é perder tempo estudando algo que eu tenha poucas chances nessas circunstancias.

Sempre se tem chances. Quem faz a chance acontecer é você com sua força de vontade e sua evolução. Vai dar certo.

Rapaz, eu estou na mesma situação que você, inclusive com a mesma idade, e minha formação original é administração.

Decidi que queria mudar de carreira no final do ano passado e de lá pra cá eu venho estudado bastante. Não é simples dar uma guinada na carreira dessa forma, mas pararmos pra perder tempo se questionando sobre se ainda é tempo ou não, estaremos perdendo tempo da qual poderíamos estar produzindo ou estudando.

Eu resolvi criar como projeto pessoal um aplicativo de android para publicar no Google Play, ainda está em andamento, mas está servindo como base pra o meu aprendizado e como meta e objetivo a ser cumprido. Minha sugestão é que você faça algo sementante, pense em algo que você queira fazer, trace uma meta e corra atrás.

Só é tarde pra quem não quer fazer, esse ai vai criar desculpas, pra quem quer fazer cria soluções.

abraços e boa sorte nos estudos.

Bruno nobrega Tambem penso dessa forma. Estou recomeçando meus estudos em Java, meu primeiro objetivo é buscar os certificados.

Vou seguir esse trajeto, obrigado a todos pelas palavras incentivadoras.

Eu tb estou nessa faço 36 em agosto e comecei como htmler na época era este o apelido acabei não me atualizando e não me tornando um dev front-end hj estou correndo contra o tempo. Tenho esperança de voltar ao mercado. Boa sorte para nós.

Estou no mesmo barco. Farei 30 anos agora em 2016 e sou de Administração. Comecei a trabalhar na área de Gerenciamento de Projetos de TI e me interessei muito pela parte técnica. Comecei um curso de Sistemas de Informação (ainda no primeiro período) e aos poucos vou fazer os cursos do Alura, bem como utilizar outros canais de estudo. Existe uma coisa a nosso favor que é a grande quantidade de cursos e materiais disponíveis de forma gratuita na internet. Estudar vem se tornando, aos poucos, um hábito muito agradável e muito necessário nessa nova jornada. Tracei alguns objetivos para serem realizados ainda este ano, de forma que eu tenha algo a apresentar em uma possível entrevista de emprego, visto que não tenho experiência na área. Preconceito sempre existe, por mais que as pessoas digam que não, uma hora sempre acaba acontecendo. Só não podemos deixar que esses obstáculos atrapalhem a jornada e nos faça desistir. Para quem tem força de vontade e corre atrás, independente da idade, as oportunidades vão aparecer. Só resta saber aproveitar ao máximo cada uma delas.

solução!

Caramba que legal não se sentir sozinho kkkkk... Também pensava o mesmo, tenho 27 e trabalho desde sempre na área Administrativa. Talvez seja porque nós pegamos uma época mais inicial que isso nem era tão difundido, as informações eram mais complicadas e computador não era tão acessível acabou não tendo a possibilidade ver que essa área era interessante antes.

Eu pensava isso antes de entrar na faculdade e de conhecer pessoas ainda mais velhas nesse pick de mudança... E não é só conosco não, também tenho amigos fazendo apostas ainda mais arriscadas como medicina e afins. Ainda não mudei!

Man... Se é isso que curte, mete a cara e bora pra mudança. Não adianta ter medo e depois ficar lamentando o resto da vida em uma área que não te agrada, que te desgasta e não vê perspectivas de futuro.

Mas pelo menos pela minha percepção, deixe facul pra depois! Olha quanto conhecimento temos aqui no Alura, mete a cara e foca mais em conhecimento prático pra conseguir mudar de área logo e conseguir desenvolver seus próprios projetos, depois pensa em facul!! até porque lá, se perde muuuito tempo com coisas não tão úteis e não vejo o porque de ficar desperdiçando em momentos iniciais. Facul é secundário!! A gente precisa é de conhecimento e conseguir se virar, e isso é até bom porque entrando na facul depois que já tiver na área vai fazer muito mais proveito de várias matérias...

Em ordem de importância, gaste suas energias e tempo em conhecimento prático em uma área especifica, depois inglês, pra depois de muita coisa pensar em perder tempo estudando outras áreas na faculdade. Mas foque em algo porque também não adianta sair dando tiroteio para todos os lados, conhecer de tudo um pouquinho e não conseguir fazer nada!

O mais importante é ter raciocínio lógico, o resto você aprende na boa. Não tem idade.

Estudar sempre é importante. Eu por exemplo estou com 57 anos e continuo na batalha.

Acho que idade, não influencia muito, o que importa realmente é o que você sabe ou não, o mercado não quer saber nem seu nome direto, o que ela quer é suas habilidades, tendo isso você entra no mercado rapidinho

Eu acho que a força de vontade e determinação é primordial tendo essas 2 coisas nada vai te segurar.

Na dúvida, é só escutar o podcast do Maujor no DevNaEstrada! xD

http://devnaestrada.com.br/2016/08/18/entrevista-maujor.html

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software