No caso de eu querer transformar um livro diagramado para impressão (no indesign) em um ebook, aproveitando as notas já inseridas, índice remissivo, etc... Como fazer?
No caso de eu querer transformar um livro diagramado para impressão (no indesign) em um ebook, aproveitando as notas já inseridas, índice remissivo, etc... Como fazer?
Olá! Tudo bem? Espero que sim!!
Sim, transformar um livro diagramado no Adobe InDesign em um eBook pode ser feito. E, quanto ao processo, alguns pontos são importantes, vamos conferir:
Faça uma cópia do documento: Sempre é bom ter uma cópia do trabalho original antes de fazer alterações. Isso garante que você não perca o projeto diagramado para impressão. E se houver algo com o arquivo modificado, como um erro, é possível criar uma nova versão mediante a cópia original, fazendo uma nova cópia para ser modificada.
Ajuste o tamanho e a orientação do documento: eBooks são lidos em dispositivos eletrônicos com telas diferentes, então você precisa adaptar o tamanho e a orientação do documento para que ele seja exibido corretamente. O formato mais comum para eBooks é o ePub.
Revise o layout: Como eBooks têm um layout ajustável, é preciso modificar o design para que ele se adapte a diferentes tamanhos de tela. Você pode precisar remover elementos fixos, por exemplo: cabeçalhos ou rodapés. Além disso, é necessário se certificar de que o texto flua bem e que as imagens estejam dimensionadas corretamente para a visualização nos dispositivos eletrônicos.
Edite as notas e os índices: Verifique se as notas de rodapé, notas finais ou qualquer outro tipo de notas estão adequadas ao formato de eBook. Dependendo do formato escolhido, talvez seja necessário converter notas de rodapé em notas de fim ou adotar um estilo de apresentação diferente. O índice remissivo também pode precisar de ajustes para funcionar bem no eBook.
Exporte como eBook: Quando achar que as alterações estão boas, exporte o documento como um eBook. No InDesign, você pode escolher a opção de exportação para ePub ou outros formatos de eBook suportados.
Teste e ajuste: Após a exportação, teste o eBook em diferentes dispositivos e leitores para garantir que o conteúdo seja exibido corretamente. Você pode precisar fazer ajustes adicionais no layout, nas imagens e no texto para garantir uma boa experiência de leitura em diferentes dispositivos.
Dessa maneira, lembre-se de que transformar um livro diagramado para impressão em um eBook requer ajustes específicos para o formato digital.
E para verificar mais sobre Epub no Indesign, segue: Exportar conteúdo para EPUB
Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar!!
Abraços!